FilmoraGo: como fazer vídeos para divulgar nas redes sociais com o app

FilmoraGo: como fazer vídeos para divulgar nas redes sociais com o app

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 15 de Setembro de 2021 às 09h00
André Magalhães/Canaltech

Procura por um editor de vídeos para celular? O FilmoraGo (Android | iOS) é um aplicativo que permite juntar fotos e vídeos da sua galeria para criar composições adaptadas para redes sociais. Além da criação de um projeto em branco, o app ainda disponibiliza uma biblioteca de modelos personalizáveis adaptados para dimensões de redes como TikTok e Instagram.

O FilmoraGo possui uma variedade interessante de ferramentas, com opções para incluir textos animados, efeitos em 3D, mesclar vídeos e fazer picture-in-picture. Para a trilha sonora, permite extrair o áudio de outros vídeos, baixar músicas ou incluir a sua própria narração com o microfone do celular.

A versão gratuita possui algumas limitações, como a presença de marca d'água nos vídeos e exibição de anúncios durante a navegação. Para remover essas informações, exportar em 1080p e acessar conteúdos exclusivos, é necessário assinar uma versão Pro, oferecida por R$ 83,99 ao ano. A seguir, veja como usar o FilmoraGo para criar vídeos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

FilmoraGo: como fazer vídeos para divulgar nas redes sociais

Passo 1: faça o download do aplicativo e crie uma conta com endereço de e-mail e senha. Na tela principal, existem opções para criar um projeto ou utilizar um modelo personalizável, localizado no botão "Modelos". Caso queira seguir com o primeiro método, toque em "Novo projecto".

Tela principal do aplicativo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, libere a permissão de acesso aos seus arquivos e escolha fotos e vídeos que serão utilizados no projeto. Toque em "Próximo" para avançar.

Escolha os arquivos de mídia para o vídeo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: o aplicativo exibirá a tela de edição. O vídeo fica localizado no topo da tela, com as faixas de edição abaixo. Na barra inferior, é possível selecionar todas as opções de ferramentas e efeitos.

Comece a editar seu vídeo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: com a ferramenta "Texto", o app exibe uma série de efeitos animados para incluir textos. Navegue entre as categorias e faça o download de um dos modelos para aplicá-lo ao vídeo.

Escolha entre as opções de texto animado (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: com a ferramenta música, é possível fazer o download de arquivos de áudio, selecionar opções da galeria, extrair o conteúdo de outros vídeos ou criar a própria locução.

Insira faixas de áudio na sua edição (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 6: a ferramenta "Efeitos" disponibiliza diferentes filtros, efeitos de transição e animações em 3D que podem ser incorporadas ao seu vídeo. Toque em cada uma delas para aplicá-las ao projeto e configure a duração nas faixas de edição.

Adicione efeitos especiais para o vídeo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 7: cada elemento adicionado é representado por uma faixa de edição. Para alterá-los ou removê-los, é necessário tocar em cada uma delas e escolher uma das ações exibidas na barra inferior do app.

Organize a edição do seu vídeo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 8: após finalizar o seu vídeo, selecione "Exportar", no canto superior direito da tela.

Exporte o seu vídeo editado (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 9: o vídeo será salvo em sua galeria. Há, ainda, ícones para compartilhá-lo em redes sociais.

Acesse seu vídeo na galeria ou envie para redes sociais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Qual o seu app de edição preferido? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.