Facebook e Instagram lançam ferramentas para celebrar mês do Orgulho LGBTIQ+

Facebook e Instagram lançam ferramentas para celebrar mês do Orgulho LGBTIQ+

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2021 às 09h55
Alveni Lisboa/Canaltech

Junho é considerado o mês de celebração do Orgulho LGBTQI+, por isso o Instagram e o Facebook se juntaram para lançar ferramentas que ofereçam novas formas de se comunicar à toda comunidade. A meta é incentivar o compartilhamento do orgulho em se aceitar e dar mais visibilidade para grupos que precisam lidar diariamente com o preconceito.

Nos Stories do Instagram, já está disponível um novo pacote de adesivos chamado Pride, com seis novos designs criados por artistas consagrados da comunidade LGBTQI+. As figurinhas buscam trazer mais alegria, cores e inclusão para a plataforma como forma de representar a diversidade dessa população ainda tão discriminada.

Instagram ajuda a celebrar o Orgulho LGBTQI+ com as figurinhas (Imagem: Divulgação/Instagram)

A plataforma vai identificar as hashtags mais populares usadas pela comunidade para tornar mais fácil o compartilhamento de posts segmentados. Além disso, trará de volta as hashtags de arco-íris para o Feed (aparece em um gradiente com as sete cores) e Stories (contorno colorido durante 24 horas na foto do perfil). Esses efeitos também serão reproduzidos quando alguém usar um dos novos stickers Pride.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para se ter uma ideia: só no Instagram, são mais de 2,5 milhões de contas que utilizam o emoji de arco-íris na biografia, como forma de mostrar seu apoio à causa. Com as novas adições, a expectativa é que haja um aumento considerável no apoio à causa.

Entre os artistas, está o ilustrador carioca Leandro Assis (@lebassis), responsável por dois dos novos adesivos, inspirados na comunidade queer negra. Segundo ele, o objetivo é inspirar as pessoas por meio das imagens para dar-lhes a coragem de expressar seus sentimentos.

Facebook mudou até a logo 

O aplicativo do Facebook para celulares fez uma parceria com a artista Jasmina El Bouamraoui (EL BOUM) para criar o logotipo na versão do Orgulho LGBTQI+. Com movimento, cores vibrantes e texturas diversas, a logomarca se destaca em meio ao visual tradicional da rede.

A maior rede social do mundo também terá animações diferenciadas para quem escolher usar filtros inspirados na bandeira do arco-íris ou na bandeira trans na parte superior das publicações compartilhadas.

Assim como no Insta, o Feed do Facebook será completamente adaptado para incorporar a hashtag #Pride, que vai mostrar conteúdo relacionado durante todo o mês de junho. Os usuários poderão usar, ainda, avatares com o tema do Orgulho, novos planos de fundo para publicações, além de figurinhas para o Feed de Notícias e Stories e temas de bate-papo no Messenger.

Segundo a companhia, esse movimento é uma alternativa para dar visibilidade à causa durante este delicado momento de isolamento social, no qual as pessoas não podem sair às ruas. A ideia é permitir que toda população LGBTQI+ e seus apoiadores possam se apoiar uns nos outros e compartilhar experiências positivas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.