Publicidade

Facebook e Instagram lançam ferramentas para celebrar mês do Orgulho LGBTIQ+

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Junho é considerado o mês de celebração do Orgulho LGBTQI+, por isso o Instagram e o Facebook se juntaram para lançar ferramentas que ofereçam novas formas de se comunicar à toda comunidade. A meta é incentivar o compartilhamento do orgulho em se aceitar e dar mais visibilidade para grupos que precisam lidar diariamente com o preconceito.

Nos Stories do Instagram, já está disponível um novo pacote de adesivos chamado Pride, com seis novos designs criados por artistas consagrados da comunidade LGBTQI+. As figurinhas buscam trazer mais alegria, cores e inclusão para a plataforma como forma de representar a diversidade dessa população ainda tão discriminada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A plataforma vai identificar as hashtags mais populares usadas pela comunidade para tornar mais fácil o compartilhamento de posts segmentados. Além disso, trará de volta as hashtags de arco-íris para o Feed (aparece em um gradiente com as sete cores) e Stories (contorno colorido durante 24 horas na foto do perfil). Esses efeitos também serão reproduzidos quando alguém usar um dos novos stickers Pride.

Para se ter uma ideia: só no Instagram, são mais de 2,5 milhões de contas que utilizam o emoji de arco-íris na biografia, como forma de mostrar seu apoio à causa. Com as novas adições, a expectativa é que haja um aumento considerável no apoio à causa.

Entre os artistas, está o ilustrador carioca Leandro Assis (@lebassis), responsável por dois dos novos adesivos, inspirados na comunidade queer negra. Segundo ele, o objetivo é inspirar as pessoas por meio das imagens para dar-lhes a coragem de expressar seus sentimentos.

Facebook mudou até a logo 

O aplicativo do Facebook para celulares fez uma parceria com a artista Jasmina El Bouamraoui (EL BOUM) para criar o logotipo na versão do Orgulho LGBTQI+. Com movimento, cores vibrantes e texturas diversas, a logomarca se destaca em meio ao visual tradicional da rede.

A maior rede social do mundo também terá animações diferenciadas para quem escolher usar filtros inspirados na bandeira do arco-íris ou na bandeira trans na parte superior das publicações compartilhadas.

Assim como no Insta, o Feed do Facebook será completamente adaptado para incorporar a hashtag #Pride, que vai mostrar conteúdo relacionado durante todo o mês de junho. Os usuários poderão usar, ainda, avatares com o tema do Orgulho, novos planos de fundo para publicações, além de figurinhas para o Feed de Notícias e Stories e temas de bate-papo no Messenger.

Continua após a publicidade

Segundo a companhia, esse movimento é uma alternativa para dar visibilidade à causa durante este delicado momento de isolamento social, no qual as pessoas não podem sair às ruas. A ideia é permitir que toda população LGBTQI+ e seus apoiadores possam se apoiar uns nos outros e compartilhar experiências positivas.