Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Epic cria aplicativo que transforma fotos e vídeos em modelos 3D

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Abril de 2022 às 12h14

Link copiado!

Reprodução/Capturing Reality
Reprodução/Capturing Reality

A Epic Games, produtora do game Fortnite, criou um aplicativo para iPhone que transforma objetos e imagens em elementos 3D. O objetivo é permitir que desenvolvedores e criadores de conteúdo escaneiem rapidamente coisas ao seu redor para transformá-las em itens usáveis em jogos ou projetos.

O app se chama RealityScan e foi desenvolvido pela empresa Capturing Reality, comprada pela Epic em 2021. Basta apontar a câmera do aparelho para o app identificar o objeto e transformá-lo em algo tridimensional, acessível diretamente na tela do seu telefone, e com suporta à tecnologia Unreal Engine 5.

Continua após a publicidade

Antes de brincar com o programa, você precisará ter um conta registrada na Epic Games. O perfil servirá para sincronizar os conteúdos, baixar complementos e salvar seus elementos importados, como imagens, fotografias, desenhos e o que mais desejar transformar.

Para funcionar corretamente, é preciso tirar pelo menos 20 fotografias de ângulos diferentes ou manter o botão de gravar pressionado enquanto gira em torno do objeto. Um sistema de inteligência artificial processa essas capturas e faz a renderização do objeto em três dimensões.

Crie, venda e lucre

Quem desejar poderá exportar suas criações pelos servidores da RealityCapture para editá-las com o Sketchfab, um software de edição 3D também de propriedade da Epic. É provável que mais aplicações passem a ser compatíveis no futuro, mas no momento somente este programa funciona.

Continua após a publicidade

Esse software pode ser um grande aliado dos criadores de conteúdo, já que pula a etapa inicial de modelagem em 3D. A Epic explica que será possível vender suas criações para empresas ou desenvolvedores interessados em criar projetos de realidade virtual/aumentada. Pode ser útil também para quem deseja criar games e não tem tanta familiaridade com a criação de modelos tridimensionais.

O app ainda está em fase beta e restrito a um pequeno grupo de usuários no iOS. O lançamento está previsto para ocorrer até o final de 2022, possivelmente com uma versão também para Android.

Fonte: Capturing Reality