Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativo usa IA para criar imagens apenas com base em palavras escritas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Dezembro de 2021 às 07h45

Link copiado!

Reprodução/Wombo
Reprodução/Wombo

Um novo aplicativo chamado Dream possibilita a qualquer pessoa criar pinturas únicas a partir de um algoritmo de inteligência artificial. A ideia do programa é possibilitar que o usuário relate o que deseja ver e o app cuida do restante, o que apresenta resultados bem estranhos e divertidos. Cada obra de arte tem uma estética particular única, definida por formas geométricas, objetos soltos e cores variadas, quase como uma pintura surrealista.

Na verdade, a IA do Dream ainda não é tão avançada a ponto de desenhar exatamente o que você digitou, mas ela consegue entregar um resultado visualmente bonito e curioso. No exemplo abaixo, por exemplo, o autor descreveu personagens medievais e teve como resultado um conjunto de figuras bem abstratas, porém dignas de uma exposição artística.

Continua após a publicidade

O app está bem popular no Twitter e é possível encontrar vários testes feitos pelos usuários com a ferramenta. Como resultado, o software gera uma imagem na vertical para ser usada como papel de parede no celular, ainda sem a possibilidade de gerar em outros formatos ou tamanhos. Não está muito claro como o app funciona nem quais modificações foram feitas, mas o algoritmo de arte de IA é de código aberto, então provavelmente ele já foi usado antes.

As artes geradas por IAs não são uma novidade, mas evoluíram bastante nos últimos anos em termos de qualidade e acessibilidade. No passado, alguns modelos de criação baseados em texto como o DALL-E, o VQGAN + CLIP e o Artbreeder já faziam isso, mas todos tinham enfoques diferentes desta solução.

Usos criativos do Dream

Continua após a publicidade

Como a geração decorre de textos inseridos manualmente, muita gente está usado o programa de forma criativa, seja para representar teses de doutorado, refletir sentimentos ou emoções e até criar imagens em conceitos inexistentes. A ideia pode ser expandida para além da mera brincadeira e até ajudar profissionais a criarem cenários únicos.

A escritora e ilustradora Ursula Vernon — que usa o pseudônimo de T. Kingfisher — compartilhou uma pequena história em quadrinhos feita apenas com o programa. Os personagens são desenhados à mão, mas os planos de fundo são gerados por IA, com a qualidade surreal e exclusiva das imagens geradas pela IA, que parecem casar perfeitamente com a temática proposta pela história.

Embora tenha limitações atualmente, o Dream pode evoluir bastante para ajudar na criação de fotos criadas 100% por robôs, sem a necessidade de intervenção humana. Isso pode até parecer um pouco assustador, mas é algo muito certo de acontecer no futuro: os humanos cuidam da parte criativa e as máquinas geram games, quadrinhos, filmes e livros instantaneamente.

Continua após a publicidade

O Dream é gratuito, desenvolvido pela empresa canadense chamada Wombo, e está disponível no iOS, Android e na web. Caso não se lembre, a Wombo foi aquela empresa que criou um software muito popular para colocar fotos estáticas para cantar músicas, mover a cabeça e fazer coreografias bem engraçadas.

Fonte: The Verge