Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiro usa IA para recriar figuras históricas e ícones da cultura pop

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Fevereiro de 2022 às 12h58

Link copiado!

hidreley/Instagram
hidreley/Instagram

Um artista digital brasileiro desenvolveu um técnica que combina inteligência artificial e edição fotográfica para recriar a aparência de figuras históricas e ícones da cultura pop. Ele já conseguiu trazer para dias atuais imagens de Napoleão Bonaparte, Jesus Cristo, Cleópatra, Monalisa e até figuras mitológicas, como Zeus.

Hidreley Diao iniciou o experimento durante a pandemia e suas criações passaram a fazer sucesso na internet graças ao talento usado para a reconstrução. Só no Instagram, o artista de Botucatu (SP) já acumula 157 mil seguidores (e crescendo) encantados pelas suas obras.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao site Tilt, Diao conta que aprendeu sozinho a fazer o trabalho de criação, mas decidiu aliá-lo a uma IA para trazer resultados ainda melhores. Essa tecnologia usada por ele foi empregada por outros profissionais para dar vida a estátuas e pinturas famosas.

Processo de criação trabalhoso

O artista seleciona a personalidade desejada e procura por imagens que a represente, como pinturas ou autorretratos. A partir daí, é necessário garimpar por banco de imagens ou fotografias de amigos que lembrem o escolhido fisicamente ou que, pelo menos, estejam em uma posição semelhante — especialmente o rosto.

Continua após a publicidade

Segundo Diao, o trabalho nos softwares de edição é bem meticuloso, mas a parte mais difícil é encontrar imagens parecidas. Com as fotos em mãos, ele diz que não leva mais duas horas para "trazer de volta" alguém que já morreu há séculos ou dar uma aparência realística a um personagem de desenho animado, como os Simpsons ou as princesas da Disney.

Para desenvolver as artes, o criador afirma fazer um tratamento inicial no Photoshop e depois usar outros apps com inteligência artificial para finalizar a arte, como o FaceApp, o Remini e o Gradient. O resultado é uma modernização do visual antigo para roupas atuais, como se a foto acabasse de ter sido tirada, e uma aparência bem realística, mesmo de personagens que não existem na vida real.

Em alguns casos, além de modernizar as representações do passado, Hidreley Diao aplica técnicas de envelhecimento para imaginar como seria Elvis Presley ou Marilyn Monroe nos dias atuais. Embora o FaceApp faça esse tipo de trabalho automaticamente, a precisão da IA nem sempre é tão boa, por isso o trabalho do artista é fundamental para corrigir os traços.

Continua após a publicidade

A fama foi tanta que o brasileiro produz os posts em inglês e foi protagonista de diversas matéria de sites do exterior, como o Newsweek e Buzzfeed. Ele já até recebeu um emoji de dedo do meio de Madonna após recriar uma foto dela sem filtros. Mas isso não parece ter desanimado o artista, que continua a publicar suas produções diariamente — a última foi a jovem Raya, do filme Raya e o Último Dragão.

Fonte: Tilt