Entenda por que o uBlock Origin parou de funcionar no Google Chrome
Por André Lourenti Magalhães |

Usuários no Reddit e no X (antigo Twitter) reclamaram nas redes sociais que a extensão uBlock Origin, voltada para bloquear anúncios, parou de funcionar no Google Chrome nos últimos dias. Isso ocorre por conta do fim de suporte a extensões antigas do navegador — e que afeta diretamente o popular bloqueador de anúncios.
A seguir, o Canaltech explica os seguintes pontos:
- Por que o uBlock Origin parou de funcionar?
- Quais as vantagens do Manifest V3?
- Alternativas ao fim do suporte
Por que o uBlock Origin parou de funcionar?
O uBlock Origin é desenvolvido com a estrutura Manifest V2, um conjunto de APIs necessárias para criar uma extensão para os principais navegadores do mercado. No entanto, o Google decidiu encerrar o suporte à V2 a partir de 2024 e favorecer a versão mais nova, Manifest V3.
Dessa forma, todas as extensões construídas com o Manifest V2 ficam obsoletas e deixam de funcionar no Chrome e em outros navegadores baseados em Chromium (Edge e Opera, por exemplo). O Google começou a desativar os complementos a partir de junho do ano passado e a expectativa é de que todas sejam removidas até a metade deste ano.
Mesmo que alguns usuários ainda tenham acesso ao uBlock Origin (ou qualquer extensão feita com Manifest V2), o suporte deve acabar nos próximos meses.
A página do bloqueador de anúncios na Chrome Web Store não permite fazer o download da ferramenta e informa que não está mais disponível “porque não segue as práticas recomendadas para extensões do Chrome”.
Quais as vantagens do Manifest V3?
A equipe de desenvolvedores do Chrome considera o Manifest V3 uma geração de APIs mais segura para criar extensões no navegador. Em comparação com o antecessor, a V3 permite gerar componentes com foco maior em privacidade e performance dentro do app.
A geração muda a estrutura do plugin e exige que os desenvolvedores mostrem o código completo da ferramenta, o que pode facilitar a identificação de arquivos maliciosos. Além disso, o novo conjunto ajuda a padronizar ainda mais as extensões entre navegadores.
Porém, quem usa bloqueadores de anúncios pode ser impactado com a mudança: o Manifest V3 limita a atuação dessas ferramentas graças a uma API chamada declarativeNetRequest, que aumenta a privacidade mas diminui o poder do adblocker para modificar uma página da web. Antes, os componentes usavam a API webRequest para bloquear qualquer conteúdo indevido antes de carregar um site,
Alternativas ao fim do suporte
Os próprios desenvolvedores do uBlock Origin criaram o uBlock Origin Lite, uma versão mais leve da ferramenta, mas desenvolvida no padrão Manifest V3.
Quem não quer perder a extensão de jeito nenhum pode migrar para o Firefox — a Mozilla já confirmou que vai manter suporte para as versões Manifest V2 e Manifest V3 no app. De acordo com a iniciativa por trás do navegador, “mais escolhas para desenvolvedores significam mais escolhas e inovação para usuários”.
Leia também:
- Como limpar o cache do navegador | Guia Prático
- O que são os cookies de internet?
- Como usar o WikiTok e ver artigos no formato TikTok
VÍDEO: dicas para cadastrar a biometria nos celulares Android