Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Edge ganhará suporte a extensões do Chrome

Por| 10 de Dezembro de 2018 às 10h23

Link copiado!

Edge ganhará suporte a extensões do Chrome
Edge ganhará suporte a extensões do Chrome
Tudo sobre Microsoft

A nova versão do navegador Edge, da Microsoft, terá suporte às mesmas extensões disponíveis para o Chrome. Quem confirmou isso foi Kyle Alden, diretor de projetos do browser, afirmando que uma das intenções do time de desenvolvimento do software é garantir que as mesmas funcionalidades adicionais disponíveis para o aplicativo da concorrência também funcionem na nova edição para Windows 10.

A resposta para isso é simples: assim como a Google, a Microsoft também está usando o projeto de código aberto Chromium como a base de seu novo browser. Isso significa que, assim como o Vivaldi, por exemplo, o Edge poderá utilizar as extensões disponíveis gratuitamente na internet. Restam dúvidas, entretanto, sobre as mecânicas envolvidas nisso, principalmente pelo fato de a gigante das buscas controlar um dos principais repositórios de softwares dessa categoria, e ver seus usuários baixando soluções do ambiente da rival pode não ser o mais desejável para a dona do Windows.

O caminho a seguir, claro, seria o da Microsoft Store, que também poderia ganhar seu espaço para extensões, permitindo que desenvolvedores trabalhem em edições exclusivas, resolvam eventuais problemas de compatibilidade e, acima de tudo, criem recursos que funcionem somente no Edge. Basicamente, aproveitar uma das armas do rival para atacá-lo.

A confirmação de que o novo Edge seria baseado no Chromium veio na última semana e, agora, a Microsoft revela novas informações sobre o navegador que não deve ser lançado apenas para Windows 10, mas todos os dispositivos suportados pela companhia. Isso também implica, provavelmente, em versões iOS e Android com recursos similares e integração, mas sem as extensões que estão disponíveis apenas nas edições desktop. O Xbox One, inclusive, também faria parte dessa leva, assim como o HoloLens.

Continua após a publicidade

A utilização de uma arquitetura de código aberto para o navegador também permite a compatibilidade com os web apps progressivos, com Alden afirmando que sites com essa característica funcionam perfeitamente no novo Edge, algo que não acontece exatamente nas edições atuais do navegador. O mesmo valerá para a Microsoft Store, com sites e serviços online que funcionam como aplicativos podendo ser listados no marketplace para utilização pelos usuários.

E como sempre acontece, claro, há a garantia de que as edições antigas do Edge receberão suporte por mais algum tempo. A ideia é não quebrar o fluxo de utilização da plataforma e dos sites e aplicativos progressivos que dependem dos recursos atuais do navegador. Quando chegar, entretanto, a ideia é que todos atualizem, tendo acesso a uma versão do browser melhor, mais robusta e, principalmente, preparada para o futuro da internet.

Entre as outras mudanças a serem operadas pela nova versão do Edge está sua desvinculação do Windows 10, o que permite atualizações mais rápidas e seu funcionamento como um app independente, além da compatibilidade com o macOS. O browser ainda não tem data de lançamento marcada, mas deve chegar ao mercado em algum momento de 2019.

Fonte: Kyle Alden (Reddit)