Publicidade

Edge ganha botão persistente para defini-lo como navegador padrão

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Windows/Unsplash
Windows/Unsplash

A Microsoft segue na tentativa de fazer com que os usuários do Windows utilizem o Edge para navegar pela internet, e não o Chrome. A nova investida da gigante de Redmond é a implementação de um botão para tornar seu navegador o padrão.

A opção pode ser visualizada assim que os usuários clicam no ícone de “três pontos”, localizado no canto superior direito da tela. O primeiro botão disponível exibe a mensagem “Defina o Edge como seu navegador padrão”.

Até então, essa alteração só podia ser feita ao acessar as configurações do dispositivo ou clicando em banners. Com a mudança, a opção passa a ocupar um dos espaços mais acessados pelos internautas, onde é possível realizar ações como gerenciar o histórico de navegação e favoritar sites.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O aviso está sendo liberado gradualmente pela Microsoft e pode não estar disponível para todos os usuários do Edge.

Vale ressaltar, no entanto, que o Google incluiu há algum tempo um botão semelhante na mesma seção do Chrome, a fim de facilitar a alteração do navegador padrão.

A luta da Microsoft contra o Chrome

Esse não é o primeiro aviso exibido pela Microsoft para tentar fazer com que os usuários permaneçam no seu navegador nativo e não migrem para o Chrome. Sempre que alguém abre a página de download do navegador do Google pelo Edge, é exibido um pop-up com a seguinte mensagem:

“O Microsoft Edge é executado na mesma tecnologia que o Chrome, com a confiança adicional da Microsoft.”

Anteriormente, a mesma página já exibiu outros avisos com o objetivo de reter os usuários no Edge, como: “Esse navegador é tão 2008! Você sabe o que há de novo? Microsoft Edge”.

Continua após a publicidade

A gigante de Redmond também já incluiu um questionário na página de download do navegador rival para saber os motivos da migração, além de já ter classificado o instalador do Chrome como perigoso, informando que ele poderia danificar o computador.

Notificações restritas ao Edge

As investidas da Microsoft para reter internautas no seu navegador, no entanto, passaram a ser restritas — ao menos em países membros da União Europeia. Em 2025, a companhia começou a exibir notificações para definir o Edge como navegador padrão apenas quando o usuário abre o próprio browser.

Continua após a publicidade

Dessa forma, caso o Edge não seja executado, não haverá mais solicitações para defini-lo como padrão em outras áreas do Windows. A mudança teve como objetivo se adaptar às regras impostas pela Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês).

Leia também: 

VÍDEO: O "modo anônimo" NÃO te deixa anônimo

Continua após a publicidade