Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Edge 98 chega com perfis de segurança e recurso para evitar ataques zero day

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Fevereiro de 2022 às 20h35

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft lançou a versão 98 do navegador Edge, com foco na proteção ao usuário. A principal novidade é um modo de navegação que prioriza a segurança a partir da personalização de vários perfis distintos. A ideia aqui é diferente do login com a conta Microsoft, que permite armazenar dados de navegação, histórico e outras informações.

O sistema de segurança serve para garantir que uma pessoa possa criar uma lista de sites para os quais o programa alternará automaticamente entre os perfis. É possível estabelecer um critério mais rígido para navegar em páginas desconhecidas ou mais flexível para sites acessados com mais frequência, como redes sociais ou notícias.

Continua após a publicidade

Barras de rolagem de sobreposição foram adicionadas nesta versão. O design foi projetado para manter a rolagem de tela do navegador acima de possíveis barras internas no site. Assim, quando o usuário rolar o mouse, por exemplo, a tela inteira se movimentará — e não somente o elemento da página.

Mais proteção contra falhas zero day

Antecipado no início da semana, o Edge também traz mais opções de segurança para fechar brechas contra ataques de dia zero. Neste tipo de ação, um criminoso explora vulnerabilidades no código do programa para tirar algum proveito. Em geral, essas falhas são perigosas porque são identificadas por hackers antes de os desenvolvedores as notarem, o que dá tempo extra para ações criminosas.

O Edge 98 traz o ajuste na string do agente do usuário (user-agent). O Canaltech falou sobre esse bug que poderia afetar o Chrome 100 e "quebrar" diversos sites, já que o navegador não estava preparado para exibir um número de versão de três dígitos. Essa virada de chave faria o programa ser reconhecido como Chrome 10, em vez de 100, fato que impediria o acesso à maioria dos sites modernos e projetados para browsers recentes.

Continua após a publicidade

Outras correções de bugs e ajustes menores também foram feitos para otimizar a comunicação com páginas da web. A atualização será enviada automaticamente para o usuário, mas você pode acelerar o processo ao clicar no menu de três pontos (localizado no canto superior direito, ao lado do seu avatar) e selecionar a opção Ajuda e Comentários > Sobre o Microsoft Edge.

Fonte: Microsoft