É possível receber o código do Telegram por e-mail?
Por Matheus Bigogno Costa • Editado por Guadalupe Carniel |
Como o login através de um código de SMS é o padrão da indústria de mensageiros atualmente, não são raras as vezes que nos questionamos se é possível receber o código do Telegram por e-mail — assim como em outras plataformas. Confira abaixo a resposta para essas e outras dúvidas!
É possível receber o código do Telegram via e-mail?
Indo direto ao ponto, não, não é possível receber o código de acesso do mensageiro através do e-mail. Como política do Telegram, sempre que um novo dispositivo tentar acessar a sua conta, a plataforma enviará um código SMS para o número do seu celular cadastrado. Então, esse código deve ser inserido no novo dispositivo para que o acesso seja liberado.
O motivo está na própria arquitetura da plataforma. Embora seja possível usar o Telegram sem um número de telefone no PC, o dispositivo acaba sendo o método central de acesso e de troca de informações. Sendo assim, é por ele que o serviço enviará os códigos de acesso para fazer login.
Como receber código do Telegram por e-mail
Existe uma chance de você usar o e-mail para acessar a sua conta, através da recuperação do acesso da verificação em duas etapas — um recurso que garante uma camada extra de segurança e evitar acessos indevidos às suas mensagens. No entanto, ele ainda vai exigir um código de verificação antes.
- Acesse a aba de “Configurações” do Telegram e toque em “Privacidade e segurança”;
- Clique em “Verificação em duas etapas” e, depois, em “Configurar senha”;
- Insira e repita a senha, depois insira uma dica de recuperação;
- Não se esqueça de incluir um e-mail para recuperação da senha em caso de esquecimento;
- Ao acessar o Telegram em outro dispositivo, ele solicitará um código enviado pelo celular e, em seguida, a senha cadastrada para a verificação em duas etapas. Em caso de problemas para recebimento do SMS, o único método alternativo de verificação é a chamada telefônica para acessar a conta do Telegram;
- Clique em “Esqueceu a senha?” e recupere-a usando o e-mail que você cadastrou no mensageiro. Caso não tenha acesso ao número, você pode entrar em contato com o Telegram e tentar relatar o erro à empresa. Ainda assim, outra opção é criar uma nova conta no mensageiro.
Por fim, vale a pena lembrar que o PIN cadastrado como confirmação em duas etapas no Telegram é diferente do código de verificação e um não inviabiliza o outro. Infelizmente, não é possível pular a etapa de validação via SMS.
Pronto! Agora você já sabe se é possível receber o código do Telegram por e-mail ou não!