Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Posso receber o código de verificação do WhatsApp por e-mail?

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Março de 2022 às 22h20

Link copiado!

tuaulamac/VisualHunt
tuaulamac/VisualHunt
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp é o mensageiro instantâneo mais popular do Brasil, estando presente na esmagadora maioria dos smartphones nacionais. Seu funcionamento é atrelado a um número de telefone, com o usuário dependendo de um chip ativo e de um celular conectado à internet para realizar as verificações iniciais e começar a conversar com os contatos por meio da plataforma. Por isso, o uso de um e-mail para receber o código de verificação não é possível.

A resposta está na arquitetura do próprio aplicativo. Por mais que ele também funcione no computador, é o celular que serve como elemento central do perfil do usuário, permitindo que ele seja contatado para trocar mensagens e arquivos. É por ele, também, que um código de seis dígitos será enviado por SMS para confirmar e abrir a conta no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, na hora de trocar de celular, é preciso que o novo aparelho esteja ativo, com número funcionando. Os códigos de verificação do WhatsApp são exclusivos e mudam a cada novo aparelho utilizado, por isso a exigência de um chip para utilização. Novamente, para mudar a conta de dispositivo, também não é possível utilizar um endereço de e-mail.

Em caso de problemas para recebimento do SMS, o único método alternativo de verificação é a chamada telefônica. Novamente, é um processo que depende de uma linha celular ativa e acessível ao usuário, que fica disponível na tela de configuração da conta caso a mensagem de texto original não seja recebido após cinco minutos da primeira tentativa de envio.

Ativando a confirmação em duas etapas com e-mail no WhatsApp

Continua após a publicidade

O uso de um endereço de correio eletrônico no WhatsApp só é possível durante o processo de configuração da verificação em duas etapas do mensageiro. Essa cama extra de segurança ajuda a proteger as contas exigindo uma senha adicional, além do código que vem por SMS, para que o perfil seja ativado em um novo aparelho, reduzindo as chances de furto de contas por terceiros.

Neste caso, o e-mail serve como método alternativo para recuperação. Caso o usuário esqueça a senha cadastrada como segunda etapa de verificação, poderá receber um link de redefinição pelo endereço de correio eletrônico cadastrado previamente — não é possível inserir um novo na hora de fazer isso, também como medida de proteção do perfil contra a ação de criminosos ou terceiros mal intencionados.

Vale a pena lembrar, sempre, que o PIN a ser cadastrado como confirmação em duas etapas no WhatsApp é diferente do código de verificação de seis dígitos recebido por SMS. Da mesma forma, o ideal é que os usuários registrem combinações seguras e que não sejam óbvias, como datas de nascimento, de forma que a proteção seja efetiva e a senha não possa ser adivinhada pelos outros de forma fácil.

Fonte: WhatsApp FAQ #1, #2