É possível apagar uma conta do Google Fotos?
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google Fotos permite salvar imagens, fotos e vídeos na nuvem, mas nem todo usuário é obrigado a usá-lo. Muita gente pode se perguntar, então, se é possível deletar uma conta no app, seja para usar outro serviço no lugar ou por qualquer motivo conveniente.
- OneDrive trabalha em concorrente para as "Recordações" do Google Fotos
- WhatsApp pode perder o backup ilimitado de mensagens no Google Drive
A resposta é: não é possível excluir apenas a sua conta do Google Fotos. A razão para isso é porque não existe uma "conta do Google Fotos", mas sim a utilização dos produtos e serviços Google associados ao seu e-mail e senha.
A única forma de apagar o acesso seria excluir também a sua conta do Google. Caso queira fazer isso, vale lembrar que você perderá o acesso a Gmail, Meet, Docs, Maps, Planilhas, Espaços e até aos backups salvos no Google Drive. Por isso, talvez seja interessante analisar outras opções antes de mandar todo esse conteúdo para a vala.
Como sair do Google Fotos
Uma alternativa para quem deseja parar de usar o Google Fotos, sem apagar a conta necessariamente, é desativar a sincronização de imagens e deletar todas as imagens. Se adotar esse procedimento, nenhuma foto ou vídeo será levado para o serviço e não haverá razão para apagar a conta.
Siga o passo a passo para "abandonar" em definitivo o Google Fotos:
- Faça o download de todas as suas fotos e vídeos para o celular ou um computador
- Exclua tais arquivos do Google Fotos
- Vá até as configurações e desative o backup e a sincronização
- Pressione no botão de logout para sair da conta e deslogá-la do dispositivo
A partir daí, você também pode remover as permissões do Google Fotos do seu telefone se quiser mantê-lo instalado no seu dispositivo. Se não, basta deletar o programa e seguir a vida como se jamais tivesse usado o gerenciador/armazenador de imagens da criadora do Android.
Como baixar fotos antes de "excluir" o Google Fotos
Se você tem muitos conteúdos gravados no Google Fotos, seria praticamente impossível selecionar um a um para fazer a cópia. Ciente disso, o Google Takeout é um programa que agiliza esse processo: com apenas um clique dá para exportar uma cópia do conteúdo da conta para usar fora do ecossistema do Google.
- Google Fotos | como baixar todas as suas imagens de uma só vez
- Google Takeout | como baixar todos os dados da sua conta Google
A pessoa receberá um link para download dos arquivos via e-mail no seu formato ZIP ou TGZ em partes que variam entre 1 GB e 50 GB. Exportações com um tamanho maior serão divididas em várias partes para facilitar a transferência.
Pronto, agora que as fotos e vídeos estão seguros você já pode excluir o conteúdo da conta do Google Fotos. Para agilizar esse processo, é só pressionar por alguns segundos qualquer foto ou vídeo na tela para selecioná-lo: quando a imagem mostrar uma caixa de seleção, o usuário deverá escolher o restante do conteúdo a ser apagado. Se isso for feito no PC, o passo de selecionar e apagar fotos e vídeos será ainda mais rápido.
Vale lembrar que esse processo moverá tudo para a lixeira e ainda será possível recuperar os arquivos de lá. Se quiser apagar em definitivo, é preciso repetir esse processo na pasta do lixo ou aguardar a eliminação automática.
Desabilitar a sincronização com o Google Fotos
Para não precisar repetir esse processo novamente, você pode garantir que nenhuma mídia será enviada para o programa. Basta seguir os passos abaixo para desligar a realização de cópia de segurança e a sincronização automática.
- Abra o aplicativo Google Fotos no seu dispositivo Android ou iOS
- Toque na foto de perfil ou iniciais no canto superior direito para abrir o menu
- Selecione então a opção "Configurações de backup"
- Escolha a opção "Backup e sincronização" e desative-a
https://canaltech.com.br/apps/google-fotos-como-liberar-espaco-de-armazenamento/A partir de agora, não haverá mais o carregamento imediato de cada nova foto, vídeo ou captura de tela para o programa. Só tome cuidado de colocar outro software de backup no lugar, caso contrário pode perder todo conteúdo caso o telefone dê algum problema ou você decida vendê-lo.