Publicidade

Duolingo tem aumento de 465% na busca por aprendizado de ucraniano

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Duolingo teve um aumento de 465% na busca por ucraniano como idioma para aprendizado. A língua subiu 10 posições no ranking mundial de cursos do app e agora é o 21º mais popular. Esse crescimento repentino foi notado após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada no final de fevereiro. No Brasil, antes do início do conflito o ucraniano era o 31º idioma mais estudado e agora, após o início da guerra, alcançou a 14º posição.

Alunos dos Estados Unidos são os líderes de estudantes de ucraniano no app, seguidos pelos poloneses, que passaram da quinta para a segunda posição (aumento de 1838%). Esse resultado pode estar ligado ao fato de a Polônia ser o principal país a receber refugiados da Ucrânia, por isso os moradores querem estar preparados para apoiar os migrantes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O ucraniano é hoje o idioma com maior crescimento percentual de alunos, um fato surpreendente para uma língua falada apenas em um único país. O ucraniano é da mesma família linguística do russo, mas com diferenças gramaticais, fonéticas e alfabéticas. Por falar em russo, o idioma também teve ascensão de uma posição na listagem, por isso passou a ocupar o 8º lugar.

Ucraniano x Russo

Muitos ucranianos também falam russo por causa da herança eslava, afinal o país foi integrante da União Soviética por quase 70 anos. Quase metade dos usuários do Duolingo na Ucrânia estudam pela interface russa, afinal há mais opções para os falantes de russo.

O Duolingo foi um dos aplicativos que adotou medidas para se solidarizar com os ucranianos. O app passou a oferecer a isenção de taxas do seu exame de proficiência em inglês (Duolingo English Test), aceito em mais de três mil instituições do mundo, por meio de bolsas de estudo. A plataforma também congelou as ofensivas nas lições dos estudantes da Ucrânia, para não perderem sua evolução nos estudos de idiomas.

O idioma ucraniano está disponível gratuitamente no app do Duolingo para falantes de inglês. Não está disponível para o português, portanto os brasileiros interessados precisam ter domínio do inglês se quiserem aprender a falar a lingua nativa da Ucrânia.