Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Duolingo Math é lançado para levar ensino de matemática para a tela do celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Duolingo
Divulgação/Duolingo

O Duolingo Math foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (26) em todo o mundo. A promessa é oferecer uma experiência similar ao Duolingo de idiomas, porém com exercícios voltados para o aprendizado da matemática.

Usuários devem esperar um ambiente de aprendizado envolvente, com animações divertidas, exercícios interativos e personagens simpáticos que motivam os alunos ao longo do percurso. No caso da matemática, considerada uma área do conhecimento difícil e "chata" por muita gente, o desafio pode ser ainda maior do que no aprendizado de idiomas.

Continua após a publicidade

Estes são os conceitos presentes no curso básico:

  1. Multiplicação (tabuada, propriedade comutativa, propriedade associativa, multifator);
  2. Divisão (tabelas de divisão, par versus ímpar);
  3. Frações (frações com números, frações impróprias, frações mistas, frações comparativas);
  4. Área e perímetro;
  5. Valor posicional (arredondamento para mais próximo de 10 e 100, operações de arredondamento, magnitude por 10s, adição e subtração com 3 números);
  6. Geometria (ângulos, linhas paralelas e perpendiculares, classificação de quadriláteros);
  7. Medição (leitura e ajuste de relógios, medição de régua, conversão métrica);
  8. Decimais (decimais de ponto flutuante, conversão entre frações e decimais, operações decimais, comparação de decimais).

Na fase inicial, o enfoque do Duolingo Math será ensinar matemática de nível básico para jovens estudantes, preparando-os para conceitos avançados. Há também uma opção voltada para adultos interessados em aprimorar suas habilidades para o dia a dia, chamado Brain Training, trazendo conteúdo semelhante ao básico com números superiores e maior dificuldade e otimizado para treinar habilidades matemáticas mentais.

Dificuldade de se estudar matemática

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, o objetivo do Duolingo é quebrar o ciclo de ansiedade relacionada à matemática. Levar conceitos tão "assustadores" para o público de maneira leve é o desafio dessa empreitada.

"Cada um dos nossos exercícios são projetados exclusivamente para o conteúdo que ensinam. Uma maneira de fazer isso é ensinar com 'incorporação' – isso significa que estamos pedindo aos alunos que interajam com o problema de matemática para ajudá-los a entender a relação entre os números e o espaço que eles ocupam", explicou a empresa no material de lançamento.

Inicialmente o programa será apenas em inglês, mas a empresa pretende expandi-lo para outros idiomas em breve. Nesta fase inicial, somente usuários do iPhone poderão experimentar, já que o programa é exclusivo dos dispositivos rodando o iOS.

Continua após a publicidade

A versão beta foi anunciada em agosto deste ano, durante a conferência anual do Duolingo, a Duocon. Agora, todos os interessados poderão fazer o download e experimentar o app gratuitamente.