Publicidade

DuckDuckGo anuncia novo navegador para PC focado em privacidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Dezembro de 2021 às 18h05

Link copiado!

VisualHunt/ijclark
VisualHunt/ijclark

A DuckDuckGo trabalha num navegador próprio para computador, anunciou o CEO da empresa Gabriel Weinberg. Batizado com o mesmo nome do buscador focado em privacidade, o programa levará as vantagens do app mobile ao PC em uma abordagem intuitiva, leve e distante da influência do Google.

“Como fizemos no celular, o DuckDuckGo para desktop redefinirá as expectativas do usuário em relação à privacidade online no dia a dia”, descreveu Weinberg na publicação de anúncio. O navegador é projetado para ser simples, livre de “configurações complicadas”, avisos enganosos ou diferentes “níveis” de proteção pessoal.

Continua após a publicidade

Para se distanciar do Google e de coleta de dados indevida, o navegador DuckDuckGo para PC usará o motor de renderização do próprio sistema operacional (igual ao mobile, em que usa o WebView). Essa decisão permitirá remover “muito do lixo desnecessário” presente nos programas mais modernos.

“Comparado ao Chrome, o DuckDuckGo para desktop é mais limpo, muito mais privativo e as primeiras avaliações mostraram que é significativamente mais rápido também”, ressaltou o CEO.

Detalhes ainda escassos

Ainda não existem informações quanto às funcionalidades que serão integradas ao navegador para PC, porém, para vingar, o DuckDuckGo precisará ter ao menos as funcionalidades mais comuns do segmento — agrupamento de guias, otimização de abas abertas e modo Picture-in-picture para vídeos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Só de ter uma versão mobile, o DuckDuckGo já sai na frente e pode garantir logo no lançamento a sincronização entre dispositivos. Com esse recurso, usuários poderiam continuar a atividade online de onde estiverem, da forma que preferirem, além de salvar senhas, favoritos e configurações em um aparelho e não precisar repetir todo o processo no outro.

Atualmente, o navegador DuckDuckGo está em período de testes restrito no macOS, mas em breve uma versão para Windows também passará pela avaliação. Não existe previsão para o início da experimentação aberta ao público, tampouco da data em que o programa será lançado oficialmente.

Continua após a publicidade

Fonte: DuckDuckGo