Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dropbox agora pode organizar, renomear e catalogar pastas e arquivos sozinho

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Novembro de 2021 às 09h56

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Dropbox

Às vezes, lidar com uma pasta muito cheia de arquivos pode ser trabalhoso e, para uma pessoa organizada, itens e diretórios levam nomes bem pensados, perfeitos para serem encontrados em pesquisas posteriores. O Dropbox, plataforma de armazenamento em nuvem, apresentou nesta semana funções que podem automatizar esse processo de organização e facilitar a vida de todo mundo que gosta de espaços bem catalogados.

A primeira das novidades é a “Pasta automática” para arquivos compartilhados no Dropbox. O recurso é, como o nome sugere, um organizador automático de pastas capaz de configurar nomes, tipos, categorias e fazer conversões sem interferência do usuário: um novo arquivo chegou? Ele é colocado exatamente onde deve ficar e assim facilita o acesso em outro momento ou evita ser apagado por engano.

Continua após a publicidade

Para complementar, as “Convenções de nomenclatura” determinam padrões para os arquivos salvos em uma das pastas inteligentes. Essa função, por exemplo, é capaz de renomear fotos ou vídeos com base na data em que foram registradas ou fazer a mesma coisa em documentos ou áudios.

Ainda nesse sentido, há a “Organização de vários arquivos”, que também é um complemento para a distribuição otimizada de pastas. A funcionalidade categoriza diretórios em “subpastas” com base em tipo de arquivo, datas, palavras-chave ou frequência de utilização.

Tudo em um só painel

E, para controlar isso tudo, há o “Painel automatizado”, em que o usuário pode gerenciar todas as funções de organização automática a partir de um lugar só — porque, afinal, não vale só trocar uma bagunça pela outra. Nesse mesmo sentido há a pesquisa por tags, que chega ao Dropbox para facilitar o encontro de arquivos específicos, e o “Fotos”, uma galeria que reúne todas as fotografias salvas na plataforma.

Continua após a publicidade

Primeiro, são os usuários corporativos que recebem as funcionalidades, mas em breve os assinantes do plano individual e do plano família também poderão experimentá-las — exceto a pesquisa por tags, que chega para todos hoje (4). As funções devem estar disponíveis tanto no app quanto na versão web do Dropbox.

Apesar da distribuição acontecer gradativamente, é bom manter o aplicativo atualizado para conferir as adições assim que estiverem disponíveis. Para isso, dá uma olhada na página do Dropbox na Play Store e na App Store.

Fonte: Dropbox