Dropbox ganha recurso que fortalece posição como alternativa ao Google Fotos

Dropbox ganha recurso que fortalece posição como alternativa ao Google Fotos

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2021 às 15h32
Reprodução/Dropbox

Dropbox introduziu nesta semana uma série de melhorias e novos recursos para usuários web e mobile. O serviço de armazenamento em nuvem agora passou a ser uma alternativa ao Google Fotos ainda mais interessante e recebeu um conversor de formatos nativo para deixar arquivos do jeito que você precisa, sem depender de outros programas.

Backups automáticos estilo Google Fotos

A primeira e talvez a mais interessante das novidades é o backup de fotos aprimorado. Segundo a companhia, a função deve estar mais rápida e versátil para os usuários (o que inclui aqueles que possuem o plano Basic). No iOS, utilizadores podem escolher exatamente quais pastas devem ter fotos e vídeos salvos no armazenamento secundário (o app para Android receberá o recurso ainda este ano).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vale lembrar que este recurso também permite que usuários acessem esses arquivos de qualquer lugar, igual ao Google Fotos. Basta ter conexão com a internet e estar logado na conta, seja pelo app ou navegador, para conferir as mídias salvas na nuvem.

Conversor de arquivos

Em segundo lugar, o conversor de formatos também é bem interessante para o dia a dia. O recurso troca o formato de imagens e arquivos de diversos tipos: PNG para JPG, DOCX para PDF (e vice-versa) são algumas das opções. O suporte para vídeos ainda não está disponível por enquanto, mas também está nos planos do serviço — você pode conferir a lista completa de opções na página de ajuda do Dropbox.

Gerenciador de senhas e nova extensão para navegador

O gerenciador de senhas do Dropbox, que está disponível para contas gratuitas desde abril deste ano, agora pode guardar dados de pagamento (cartões de débito e crédito) para facilitar compras online. O compartilhamento de senhas, útil quando é necessário dividir o acesso com pessoas de confiança, também começou a circular entre usuários. Quem cede as credenciais de login pode acompanhar constantemente quais contatos acessaram suas contas.

A extensão da ferramenta automatiza o salvamento de logins, senhas e informações de pagamento para usar no serviço (Imagem: Reprodução/Dropbox)

A extensão para navegador que permite salvar cadastro, bem como preencher os campos de login automaticamente, também foi liberada. As contas gratuitas podem salvar até 50 logins, senhas e cartões.

Usuários que recorrem à versão web do Dropbox também encontrarão mudanças na interface que, em teoria, devem facilitar a navegação pelas pastas mais importantes. Além disso, o mecanismo “arrastar e soltas” para mover pastas e arquivos deve facilitar o gerenciamento do armazenamento (e poupará vários cliques). O painel de detalhes também foi redesenhado e está mais intuitivo, de acordo com a companhia.

Nova bandeja deve facilitar o acesso aos arquivos mais importantes(Imagem: Reprodução/Dropbox)

Quanto à disponibilidade das ferramentas, o Dropbox não comentou detalhes ou restrições. Sendo assim, dá a entender que os todos os usuários devem receber as novidades. Portanto, é bom ficar de olho na Play Store e App Store para baixar atualizações assim que forem disponibilizadas.

Fonte: Dropbox

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.