Publicidade

Dropbox ganha recurso que fortalece posição como alternativa ao Google Fotos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2021 às 15h32

Link copiado!

Reprodução/Dropbox
Reprodução/Dropbox
Tudo sobre Dropbox

Dropbox introduziu nesta semana uma série de melhorias e novos recursos para usuários web e mobile. O serviço de armazenamento em nuvem agora passou a ser uma alternativa ao Google Fotos ainda mais interessante e recebeu um conversor de formatos nativo para deixar arquivos do jeito que você precisa, sem depender de outros programas.

Backups automáticos estilo Google Fotos

A primeira e talvez a mais interessante das novidades é o backup de fotos aprimorado. Segundo a companhia, a função deve estar mais rápida e versátil para os usuários (o que inclui aqueles que possuem o plano Basic). No iOS, utilizadores podem escolher exatamente quais pastas devem ter fotos e vídeos salvos no armazenamento secundário (o app para Android receberá o recurso ainda este ano).

Continua após a publicidade

Vale lembrar que este recurso também permite que usuários acessem esses arquivos de qualquer lugar, igual ao Google Fotos. Basta ter conexão com a internet e estar logado na conta, seja pelo app ou navegador, para conferir as mídias salvas na nuvem.

Conversor de arquivos

Em segundo lugar, o conversor de formatos também é bem interessante para o dia a dia. O recurso troca o formato de imagens e arquivos de diversos tipos: PNG para JPG, DOCX para PDF (e vice-versa) são algumas das opções. O suporte para vídeos ainda não está disponível por enquanto, mas também está nos planos do serviço — você pode conferir a lista completa de opções na página de ajuda do Dropbox.

Gerenciador de senhas e nova extensão para navegador

Continua após a publicidade

O gerenciador de senhas do Dropbox, que está disponível para contas gratuitas desde abril deste ano, agora pode guardar dados de pagamento (cartões de débito e crédito) para facilitar compras online. O compartilhamento de senhas, útil quando é necessário dividir o acesso com pessoas de confiança, também começou a circular entre usuários. Quem cede as credenciais de login pode acompanhar constantemente quais contatos acessaram suas contas.

A extensão para navegador que permite salvar cadastro, bem como preencher os campos de login automaticamente, também foi liberada. As contas gratuitas podem salvar até 50 logins, senhas e cartões.

Usuários que recorrem à versão web do Dropbox também encontrarão mudanças na interface que, em teoria, devem facilitar a navegação pelas pastas mais importantes. Além disso, o mecanismo “arrastar e soltas” para mover pastas e arquivos deve facilitar o gerenciamento do armazenamento (e poupará vários cliques). O painel de detalhes também foi redesenhado e está mais intuitivo, de acordo com a companhia.

Continua após a publicidade

Quanto à disponibilidade das ferramentas, o Dropbox não comentou detalhes ou restrições. Sendo assim, dá a entender que os todos os usuários devem receber as novidades. Portanto, é bom ficar de olho na Play Store e App Store para baixar atualizações assim que forem disponibilizadas.

Fonte: Dropbox