Publicidade

Dona do ChatGPT quer lançar rede social para vídeos criados com IA, diz site

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Zac Wolff/Unsplash
Zac Wolff/Unsplash

Criadora do ChatGPT, a OpenAI prepara uma rede social de vídeos curtos para mostrar apenas conteúdos feitos por IA. A plataforma seria acessada a partir de um aplicativo próprio e usaria o próximo modelo de geração de vídeos da empresa, de acordo com a revista Wired. 

A reportagem original aponta que a empresa começou a testar o app internamente e teve feedback positivo entre os funcionários. A tecnologia usada seria o Sora 2 (provável sucessor do gerador de vídeos realistas Sora).

O app contaria com um feed vertical similar ao de TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts. Os clipes teriam duração máxima de 10 segundos, sem a possibilidade de enviar qualquer coisa que não tenha sido gerada pela inteligência artificial.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A expectativa é de que o app tenha um recurso de verificação para que os usuários consigam confirmar a própria identidade e usar os rostos nos vídeos. Dessa forma, a comunidade poderia marcar outras pessoas em publicações conjuntas.

Por enquanto, a OpenAI não confirma o desenvolvimento e não há previsão de lançamento.

Meta lançou plataforma similar

Mesmo com a popularidade de Instagram e Facebook, a Meta seguiu um caminho parecido e também anunciou um feed somente para vídeos feitos por IA. O recurso recebe o nome de Vibes e fica disponível dentro do aplicativo do assistente Meta AI.

Do ponto de vista das empresas, os feed trazem muitas vantagens: é possível mostrar os novos modelos geradores de vídeos, atrair mais pessoas ao app e justificar os altos investimentos em infraestrutura de IA. 

Por outro lado, é difícil encontrar fatores positivos para os potenciais usuários, visto que outras redes sociais já mostram clipes feitos por inteligência artificial e podem combinar histórias mais longas com influenciadores já conhecidos.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: qual é a melhor IA?

Fonte: Wired