Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Discord vai encerrar o chatbot de IA Clyde

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2023 às 09h48

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Discord anunciou que o chatbot experimental de IA Clyde será encerrado e não estará mais disponível na plataforma a partir do próximo mês. A ferramenta foi introduzida no começo deste ano no mensageiro como um recurso em fase de teste, com acesso restrito para um grupo limitado da comunidade.

“A partir do 1º de dezembro, as pessoas não poderão mais acionar o Clyde em DMs, DMs de grupo e chats de servidor”, diz a nota na página oficial de suporte do Discord.

Sem explicação

Continua após a publicidade

O site da plataforma não explica os motivos para encerrar a IA. Na nota, a companhia agradece o feedback da comunidade e informa que “trabalha constantemente para oferecer novas ferramentas e experiências”.

O Clyde foi apresentado no início do ano como um chatbot capaz de responder perguntas e conversar com o público do Discord. A IA utilizava modelo de linguagem da OpenAI e a intenção era que se tornasse parte integral dos bate-papos da comunidade.

Apesar da proposta inicial, o Clyde permaneceu apenas em caráter de teste com acesso limitado. A decisão de descontinuar a IA sugere que a equipe do Discord entendeu que não faz sentido manter o chatbot após esse período de avaliação e com base no feedback das pessoas.

Continua após a publicidade

Mas é possível também que o mensageiro tenha outros planos para a ferramenta e prepare algo diferente, como uma integração exclusiva para planos pagos.

Outras IAs no Discord

O encerramento repentino do Clyde no Discord não significa que a plataforma deixou de apostar em tecnologias de inteligência artificial.

O aplicativo conta com outras IAs em uma variedade de testes. Há por exemplo um recurso para gerar resumos de conversas que auxilia as pessoas a acompanhar as discussões que possa ter perdido. A função é muito bem recebida em bate-papos com membros em diferentes fusos horários.
Além disso, o Discord tem tentado posicionar a plataforma como um destino para desenvolvedores de IA, com oferta de recursos para ajudar as pessoas a criar aplicativos de IA para a comunidade.