Discord muda funcionamento dos nomes e desagrada comunidade
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Discord pretende mudar a regra de uso dos nomes de usuário para facilitar a vida das pessoas. Com a troca, sairia de cena o complexo modelo antigo — composto por hashtag, quatro dígitos e nome de usuário — para uma combinação única de letras e números.
Ainda que pensada com boa intenção, a mudança não foi bem aceita pela comunidade do Discord. Nas redes sociais, especialmente no Reddit, são várias as reclamações e críticas a problemas gerados com a mudança.
A maior preocupação parece ser o uso de perfis fakes. Hoje, é possível que várias pessoas usem um mesmo nome de usuário, mas os números ajudam a diferenciar. Com a troca, um perfil antes chamado Canaltech#1234 precisaria trocar para apenas Canaltech, o que pode ser bem difícil de conseguir devido à concorrência.
Discord tem solução para nome de usuário
Para amenizar as críticas, o Discord deve adotar um selo específico para separar contas herdadas, ou seja, aquelas já existentes e forçadas a converter um username. A ideia é mostrar um crachá com o histórico para que outras pessoas vejam qual era o nome anterior, o que deve ser útil principalmente na troca de mensagens diretas.
Diferentemente das redes sociais, onde essa marca diferenciadora é usada para garantir a autenticidade de uma conta, no Discord ela será ativada ou desativada livremente pelo usuário. Basta acessar a guia Perfil e marcar a opção para ligar/desligar os crachás de nome de usuário herdado.
O temor então é que algumas pessoas possam roubar credenciais legítimas para se passar por contas famosas. Se você conseguir um username concorrido, bastaria desligar o crachá para ser um impostor.
Fakes poderiam se tornar um problema no Discord
Por outro lado, o Discord também não pode guardar nomes específicos para uma celebridade, porque todas as pessoas têm o direito de escolher o apelido desejado. Então, talvez haja uma certa correria para registrar nomes de usuário quando o sistema estiver online.
O sistema de cadastro é um diferencial desde a criação do serviço, em 2015, porque não exibia a mensagem temida de nome de usuário já em uso. Mas uma pesquisa recente feita pela plataforma descobriu que 40% dos usuários não sabem seu nome de usuário nem os números discriminadores.
Cofundador do Discord, Stanislav Vishnevskiy também crê haver muitas reclamações sobre a dificuldade de adicionar amigos, porque um mero erro de digitação do código imenso inviabiliza a busca. Ao simplificar o nome de usuário, isso seria resolvido, mas outras dificuldades devem surgir — o que pode exigir até a venda de um selo de verificação estilo Twitter via assinatura.
Não há prazo de quando a plataforma adotará os novos modelos de nomes de usuário para todos, mas algumas pessoas dizem já ter recebido o convite. Resta saber como o Discord vai lidar com esse problema, porque, por enquanto, a comunidade parece bem descontente.