Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Discord deixa app mais rápido e quer focar nos games novamente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2024 às 10h01

Link copiado!

Reprodução/Discord
Reprodução/Discord

O Discord anunciou mudanças na estrutura do app para voltar às origens: o objetivo da empresa é melhorar a experiência com games na plataforma, no lugar de focar na criação de comunidades. Algumas das medidas incluem melhoria na latência, mais atividades nos servidores e um novo aspecto visual para facilitar a busca por chamadas em grupo.

Em nota oficial, o CEO do Discord, Jason Citron, explica que os jogos são um meio de entretenimento de destaque para o cenário da internet daqui a 10 anos: os títulos com multijogador online estão cada vez mais populares e os aparelhos estão mais poderosos para rodar jogos em alta qualidade, principalmente no segmento dos dispositivos móveis. Por isso, a necessidade de tornar o Discord protagonista no segmento dos games. 

O CEO informa que 200 milhões de pessoas usam o aplicativo por mês e 90% da base de usuários joga alguma coisa, com um total de 1,5 bilhão de horas gastas em diferentes títulos. Além disso, o usuário em média passa o tempo na plataforma em conversas com grupos de 5 a 15 pessoas.

Continua após a publicidade

O que muda no Discord

As mudanças no app têm o objetivo de transformá-lo num “lugar que fortalece amizades por meio de jogos e interesses comuns”, de acordo com Citron. Para isso, o Discord via reformular a experiência de abrir a plataforma e simplificar o caminho para entrar nos bate-papos logo após a inicialização — porém, a empresa ainda não explica como isso será feito.

O Discord também melhorou a velocidade e a potência para otimizar a conversa, com redução da latência e do lag da transmissão Go Live, além de um novo cliente de desktop de 64 bits. No caso dos dispositivos móveis, uma nova atualização colocou servidores e mensagens diretas no mesmo lugar para facilitar a navegação, além de adicionar novos comandos para a edição da imagem.

A empresa também quer ampliar a presença em diferentes plataformas — já existe um app para Xbox Series S|X e no PlayStation 5, mas o objetivo é adicionar mais recursos por lá, como a opção de transmitir jogos do Xbox e incluir bate-papos em voz nos consoles. 

Por fim, o app ganhou uma nova identidade visual com mais ícones e formas para a grade das chamadas de vídeo. Ainda não há uma previsão de chegada para todas as novidades, mas enquanto isso você pode conhecer alguns recursos que já existem por lá, como a opção de adicionar bots para músicas ou criar cargos nos servidores.