3 dicas para você tirar a foto perfeita do seu animal de estimação

3 dicas para você tirar a foto perfeita do seu animal de estimação

Por Lu do Magalu | 02 de Outubro de 2021 às 14h00
Unsplash/Jacalyn Beales

Quem tem algum animal de estimação, sabe como eles são muito fotogênicos, né? Eles sempre rendem ótimas fotos, seja de momentos engraçados, bagunças que eles fizeram ou até mesmo quando estão dormindo numa pose estranha. Por isso, sempre existe muito carinho envolvido quando o assunto é tirar foto dos pets.

Então, hoje eu vim dar algumas dicas para você tirar fotos perfeitas do seu animal de estimação. É que existem algumas configurações das câmeras dos celulares que podem garantir mais qualidade na hora de tirar fotos. Quer descobrir quais são as dicas? Dá só uma olhadinha nessa matéria!

Como tirar a foto perfeita do seu animal de estimação

Antes de começar, vale lembrar que esses recursos de câmera já estão presentes na maioria dos celulares. Mas, também vou ressaltar algumas vantagens que existem nas câmeras dos smartphones Android e iOS, tá?

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. Ative as linhas em grade

Na hora de tirar fotos, mostrar as linhas em grade é uma ótima maneira de criar uma composição da imagem. Olha só! O encontro dessas linhas, mostram quais são os pontos de foco da imagem. Assim, você pode criar uma foto bem alinhada com o rostinho ou posição do seu animal de estimação.

Além disso, os fotógrafos profissionais dizem que a imagem ganha mais harmonia se você posicionar os objetos nos cruzamentos das linhas. Esses pontos de cruzamento das linhas são conhecidos como “Pontos focais”. Então, eles são muito importantes para a composição da imagem.

Ah! E recurso das linhas em grade, já está disponível na maioria dos smartphones Android e iOS hoje em dia. No Android, você pode ativar ele lá na sua câmera tocando no ícone de “Configurações”. Já no iOS, você pode ativá-lo em “Ajustes” > “Câmera”. Rapidinho, né?

2. Evite o uso de flashs

Não é indicado tirar fotos com flash do seu animal de estimação. Sabe quando tiramos uma foto com flash, e nossos olhos ficam com pequenas manchinhas por causa da grande quantidade de luz? Isso dá uma sensação tão estranha, né? Esse excesso de luz também pode deixar seus animais de estimação muito desconfortáveis. Por isso, existem algumas soluções alternativas, olha só!

  • Verifique a iluminação ambiente: sempre opte por tirar fotos em ambientes com mais luz natural. Se for a noite, em lugares com baixa iluminação, as câmeras também permitem que você aumente a exposição do brilho na foto;
  • Modo noturno: algumas câmeras mais modernas permitem que você use o “Modo Noturno” para aumentar a qualidade das suas fotos em ambientes com pouca luz;

3. Ajuste bem o foco

Outra dica importante, é sempre ajustar o foco digital da sua câmera sobre o maior destaque da foto. O modo retrato das câmeras, ainda não consegue reconhecer tão bem animais, mas elas oferecem ótimas alternativas para isso. Tanto no Android como no iOS, você pode “travar” o foco da sua câmera pressionando e segurando sobre um ponto da foto. Assim, fica mais fácil de tirar uma foto com mais qualidade quando seu animal de estimação estiver deitado com a barriguinha para cima.

Mas, caso seus animais de estimação estejam muito agitados na hora da foto, você pode aproveitar recursos como o “Modo Pro” e o “Modo Esportes” para aproveitar um foco mais dinâmico. Além disso, o recurso das “Fotos sequenciais” também é ótimo para pegar aquele momento perfeito do seu pet.

Dica bônus

Aproveite outros modos de câmera

Hoje em dia também existem recursos muito legais nas câmeras que as pessoas quase não usam, sabia? Por exemplo, no iOS, temos o modo “Live foto”. Ele permite que você faça uma foto com duração de alguns segundos, assim, você pode ver qual a melhor pose do seu pet posicionando a imagem (frame) no momento que você escolher. Para usar o "Live foto", é bem simples: basta ativar a opção no canto superior direito antes de tirar suas fotos.

Já no Android, a câmera oferece muitas vantagens. Você pode usar o Modo Pro, Foco Dinâmico, HDR e muito mais. Esses recursos mais avançados da câmera normalmente ficam juntos na categoria “Mais”.

Prontinho! Com essas dicas, fica mais fácil de fazer fotos incríveis dos seus animais de estimação. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.