5 dicas de edição no Photoshop para iniciantes
Por Rodrigo Folter • Editado por Douglas Ciriaco |

O Photoshop é um programa de edição de fotos que exige esforço e dedicação para dominá-lo. Com centenas de ferramentas e diversos menus para navegar ele pode até assustar novos usuários, portanto, é importante ter um norte para começar a usar.
- 10 dicas e truques para você explorar ao máximo o Photoshop CS
- Como transformar uma foto em desenho no Photoshop
O Canaltech separou cinco dicas que cobrem ferramentas básicas e funções do programa para quem está começando a usá-lo. Confira abaixo quais são elas.
1. Aprenda os atalhos das funções e crie os seus
Quando você coloca o mouse sobre uma função, ou clica com o botão direito, uma janela mostra seu nome e ao lado, o atalho utilizado. Isso facilita o acesso à ferramenta no futuro, mas você também pode criar e editar atalhos para a sua preferência.
A Adobe tem uma sessão em seu site dedicada a atalhos que você pode conferir em help.adobe.com.
2. Mova e gire imagens com facilidade
Mova objetos utilizando o atalho V, que seleciona a ferramenta e agiliza o processo. Além disso, saber como rotacionar imagens no programa também é importante, pois seleciona apenas a foto e mantém o plano de fundo na posição original.
3. Utilize ferramentas de seleção básica
Existem várias ferramentas para seleção, cada uma é indicada para um tipo de recorte, no entanto, algumas exigem maior domínio do programa. As seguintes ferramentas podem ajudar no início:
- Letreiro Retangular (M): seleciona uma grande área da imagem ao criar um retângulo sobre ela;
- Varinha mágica (W): seleciona áreas com cores parecidas, facilitando o trabalho.
4. Trabalhe com diversas camadas
Para ter um campo de trabalho organizado, é importante separar cada objeto em camadas distintas. Além disso, você pode nomear cada camada para saber exatamente o que editou nela.
5. Salve constantemente seus trabalhos
O Photoshop é uma ferramenta que exige muito do computador, especialmente para os PCs com configuração baixa. Caso algum problema aconteça, você pode perder grande parte do seu trabalho, ou mesmo ele todo, portanto é importante salvar constantemente o progresso no formato PSD, padrão do Photoshop.
Trabalhar por blocos de tempo pode ajudar nisso, por exemplo: você edita o projeto por 30 minutos e salva.
Com essas cinco dicas básicas, você já pode começar a utilizar o Photoshop. Lembre-se sempre de buscar tutoriais para melhorar suas habilidades — diversos guias podem ser encontrados no site oficial da Adobe em vídeos no YouTube e aqui mesmo, no Canaltech.