Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desativar todas as extensões de uma só vez? No Edge isso será possível

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Abril de 2022 às 11h17

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

O Microsoft Edge experimenta um botão para suspender todas as extensões instaladas do num site específico. Na versão mais recente do Edge Canary, distribuição de testes do navegador, a empresa disponibilizou o atalho “pausar extensões neste site” acessível logo da barra superior.

Embora pareça contraintuitivo, interromper o funcionamento de extensões tem importantes finalidades: parar add-ons que possivelmente “quebraram” a página da web, garantir mais privacidade na hora de inserir informações sensíveis (como em sites de banco) ou quando os recursos extras são simplesmente desnecessários durante a navegação.

Continua após a publicidade

A adição experimental, encontrada pelo recorrente informante Leopeva64-2 é complementada por outra opção no menu de configurações, esta que permite interromper todas as extensões em “sites sensíveis”. “Interrompa [o funcionamento de] extensões em sites de bancos ou páginas de pagamento”, explica a descrição do recurso.

Um adicional em privacidade

Geralmente, extensões de navegador não representam risco para a segurança e privacidade do usuário, mas é importante que ferramentas como esta existam para os usuários mais cautelosos. Por vezes, ferramentas complementares podem ser maliciosas ou são usadas como brecha por criminosos, que se aproveitam do acesso livre para roubar credenciais, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por ser um teste restrito, pouco se sabe sobre a disponibilidade do novo atalho — e talvez demore a ser liberado, uma vez que nem todos os testadores têm acesso a ele ainda. Se você usa o Edge Canary, vale checar se há atualizações na seção Ajuda > Sobre o Microsoft Edge.