Desativar todas as extensões de uma só vez? No Edge isso será possível

Desativar todas as extensões de uma só vez? No Edge isso será possível

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Abril de 2022 às 11h17
Felipe Freitas/Canaltech

O Microsoft Edge experimenta um botão para suspender todas as extensões instaladas do num site específico. Na versão mais recente do Edge Canary, distribuição de testes do navegador, a empresa disponibilizou o atalho “pausar extensões neste site” acessível logo da barra superior.

Embora pareça contraintuitivo, interromper o funcionamento de extensões tem importantes finalidades: parar add-ons que possivelmente “quebraram” a página da web, garantir mais privacidade na hora de inserir informações sensíveis (como em sites de banco) ou quando os recursos extras são simplesmente desnecessários durante a navegação.

O botão "pausar extensões neste site" interrompe o funcionamento das ferramentas complementares instantaneamente (Imagem: Reprodução/Leopeva64-2)

A adição experimental, encontrada pelo recorrente informante Leopeva64-2 é complementada por outra opção no menu de configurações, esta que permite interromper todas as extensões em “sites sensíveis”. “Interrompa [o funcionamento de] extensões em sites de bancos ou páginas de pagamento”, explica a descrição do recurso.

O Microsoft Edge também poderá interromper extensões em páginas de pagamento (Imagem: Reprodução/Leopeva64-2)

Um adicional em privacidade

Geralmente, extensões de navegador não representam risco para a segurança e privacidade do usuário, mas é importante que ferramentas como esta existam para os usuários mais cautelosos. Por vezes, ferramentas complementares podem ser maliciosas ou são usadas como brecha por criminosos, que se aproveitam do acesso livre para roubar credenciais, por exemplo.

Por ser um teste restrito, pouco se sabe sobre a disponibilidade do novo atalho — e talvez demore a ser liberado, uma vez que nem todos os testadores têm acesso a ele ainda. Se você usa o Edge Canary, vale checar se há atualizações na seção Ajuda > Sobre o Microsoft Edge.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.