Criptografia de ponta a ponta está chegando ao Microsoft Teams; saiba quando
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

Anunciado em março pela Microsoft, o suporte a criptografia de ponta a ponta pode desembarcar em breve no Teams. A gigante do software deve começar a liberar o recurso no início de julho e espera concluí-lo em duas ou três semanas.
- Microsoft Teams concederá acesso offline a arquivos compartilhados
- Microsoft Teams apresenta recurso de leitura para ajudar alunos na pandemia
- Microsoft Teams gravará automaticamente todas as suas reuniões
Para oferecer suporte aos requisitos de segurança e conformidade, o setor de TI das empresas terá controle total sobre quem pode usar o sistema na organização. Uma nova política será adicionada e terá um parâmetro para habilitar a criptografia para chamadas individuais.
Por padrão, a tecnologia virá desabilitada. A criptografia de ponta a ponta, ou E2EE, como também é conhecida, poderá ser habilitada manualmente para toda a organização ou restrito a apenas um subconjunto de usuários, como chefes ou pessoas que lidam com informações delicadas.
Se autorizado pelo administrador, o usuário final verá a opção em suas configurações, que deverá ser ativada sempre que necessário. As chamadas criptografadas suportam apenas recursos básicos, como áudio, vídeo, compartilhamento de tela e bate-papo.
A criptografia ponta a ponta é uma tecnologia capaz de embaralhar informações que só podem ser lidas pelo remetente e destinatário, pois somente eles possuem a chave de decodificação. Qualquer intermediário que acesse os dados não conseguirá compreendê-los porque não está autorizado.
O Microsoft Teams oferecerá suporte a uso da E2EE para chamadas Ad hoc entre duas pessoas, para dar mais segurança na transmissão de informações confidenciais, como senhas. Ele só funcionará se as duas pontas estiverem com a opção habilitada — neste momento inicial, só será válido para clientes rodando o app no desktop e nos celulares.
Fonte: MSPowerUser