Publicidade

Microsoft anuncia fim do app Cortana para Android e iOS

Por| 03 de Agosto de 2020 às 10h59

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou que o aplicativo para celular da assistente virtual Cortana será encerrado no começo de 2021. Além do app para Android e iOS, a empresa divulgou que alguns dispositivos receberão uma atualização para remover o recurso, incluindo o alto-falante Harman Kardon Invoke e a primeira geração do fone Surface Headphones.

  • Windows 10: como remover ou desativar a Cortana do sistema
  • Versão da Cortana mais “conversacional” chega ao Brasil em português

Antes do fim do aplicativo, a Microsoft desligará comandos terceirizados (skills) para a assistente já no dia 7 de setembro. Os donos dos dispositivos afetados poderão pedir — nos Estados Unidos — um vale compras para compensar o inconveniente de perder um recurso de fábrica (e tentar evitar ações judiciais).

Segundo a empresa, os recursos da Cortana continuarão disponíveis no Windows 10, no aplicativo de e-mail Outlook para smartphones e serão oferecidos em breve para o serviço de videoconferências Teams.

Continua após a publicidade

As mudanças fazem parte do reposicionamento da assistente virtual, que deve deixar de ser desenvolvida como um serviço multiuso, rival de Amazon Alexa e Google Assistente, para se dedicar a recursos de produtividade, associados à linha Microsoft 365.

Fonte: Microsoft