Microsoft anuncia uma série de novos recursos para o Teams. Confira quais são

Por Rui Maciel | 08 de Julho de 2020 às 20h30
Divulgação
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (08) os novos recursos do Teams, sua plataforma unificada de comunicação, voltada tanto para o usuário final, como também - e principalmente - para empresas, instituições de ensino e órgãos governamentais.

Segundo a companhia, as novas funcionalidades tornam as interações virtuais no Microsoft Teams, "mais naturais, mais engajadoras e, por fim, mais humanas". Em comunicado, a gigante de Redmond afirma: "Os recursos oferecem três benefícios principais para as pessoas no trabalho e na educação. Primeiro, eles ajudam você a se sentir mais conectado ao seu time e reduz a fadiga da reunião. Segundo, tornam as reuniões mais inclusivas e envolventes. E terceiro, eles ajudam a otimizar seu trabalho e a economizar tempo. Trata-se de permitir que pessoas de todos os lugares colaborem, permaneçam conectadas e descubram novas maneiras de serem produtivas de qualquer lugar".

Confira abaixo as novas funcionalidades que devem chegar a todos os usuários da plataforma ainda esse ano:

Modo Juntos

De acordo com a Microsoft, o modo Juntos é uma nova experiência de reunião no Teams que usa a tecnologia de segmentação de Inteligência Artificial (IA) para colocar digitalmente os participantes em um plano de fundo compartilhado, fazendo parecer que todos estão sentado na mesma sala com todos os outros membros da reunião ou aula.

A companhia afirma que o modo Juntos torna as reuniões mais atraentes, ajudando o usuário se concentrar nos rostos e na linguagem corporal das outras pessoas e facilitando a compreensão da comunicação não verbal. A funcionalidade pode ser aproveitada em reuniões em que várias pessoas falam ao mesmo tempo, como brainstorm ou mesas redondas, porque facilita para os participantes entenderem quem está falando. O modo Juntos com exibição em auditório estará disponível para todos em agosto.

Visualização dinâmica

Embora o modo Juntos ofereça uma nova experiência de reunião, a Microsoft afirma que ele não é voltado para todas as reuniões. No entanto, com o novo recurso de Visualização Dinâmica, a companhia quer quer as videoconferências tradicionais, que as pessoas usam todos os dias no Teams, também possam ser mais envolventes. Com isso, essa nova funcionalidade traz um conjunto de aprimoramentos para oferecer mais controle sobre como o usuário vê o conteúdo compartilhado e outros participantes.

Usando IA, as reuniões otimizam dinamicamente o conteúdo compartilhado e a participação por vídeo. Novos controles – incluindo a capacidade de exibir conteúdo compartilhado e participantes específicos lado a lado - permitem personalizar a exibição para se adequar às suas preferências e necessidades. A Visualização Dinâmica se baseia nos aprimoramentos de reuniões anunciados anteriormente, incluindo a visualização de uma grande galeria - que será lançada em agosto - que permite ver vídeos de até 49 pessoas em uma reunião simultaneamente. Além disso, haverá ainda salas de reunião virtuais, que permitem que os organizadores dividam os participantes do Teams em discussões simultâneas em grupos menores.

Filtros de vídeo

Assim como já são usados em aplicativos de fotografia e mídia social, o Teams passa também a contar com filtros de vídeo. Antes de ingressar em uma reunião, o usuário pode utilizá-los para ajustar sutilmente os níveis de iluminação e suavizar o foco da câmera para customizar sua aparência.

Extensão de mensagens Reflect

Batizada de Reflect, esta nova extensão de mensagens permite aos gerentes, líderes e professores verificar como a equipe ou os alunos estão se sentindo durante uma videoconferência - em geral ou sobre um tópico específico, como equilíbrio entre vida profissional e pessoal, status de um projeto, eventos atuais ou mudanças dentro da organização.

Os administradores de TI poderão instalar a extensão Reflect do GitHub e disponibilizá-la aos funcionários de suas organizações no menu de extensão de mensagens. Uma vez instalada, a extensão fornece perguntas de check-in sugeridas e a possibilidade de adicionar perguntas personalizadas às quais os membros da equipe podem responder em uma experiência semelhante a uma enquete. Os gerentes podem também optar por tornar os resultados da pesquisa anônimos. As extensões de mensagens Reflect estarão disponíveis já nas próximas semanas.

Reações ao vivo

Este novo recurso quer facilitar a vida daqueles que conduzem reuniões, aulas ou apresentações por meio do Teams, permitindo que eles avaliem melhor as reações dos participantes em tempo real.

A partir desta funcionalidade, o usuário poderá reagir durante uma reunião usando emojis que aparecerão para todos os participantes. As reações ao vivo são um recurso compartilhado com as apresentações ao vivo do PowerPoint, que permitem ao público fornecer feedback instantâneo ao apresentador. O recurso também será usado em apresentações ao vivo do PowerPoint para o Teams no futuro, permitindo ainda mais o envolvimento do público diretamente da plataforma.

Chat

Ainda este ano, os chats enviados durante uma reunião no Teams aparecerão nas telas de todos os participantes da reunião, tornando o bate-papo mais central para a discussão da reunião. O objetivo com esta atualização é facilitar a vida do usuário quando ele precisar interagir com vídeos, apresentações e bate-papos que, muitas vezes, ocorrem simultâneamente.

Atribuição de orador / Tradução para legendas e transcrições ao vivo

Ainda que o Teams já forneça legendas ao vivo como uma maneira de acompanhar o que está sendo dito na reunião, em breve a plataforma ganhará a chamada "atribuição de orador", para que as legendas especifiquem quem está falando.

As transcrições ao vivo, que serão lançadas no final deste ano, oferecem outra maneira de acompanhar o que foi dito e por quem. Após uma reunião, o arquivo de transcrição é salvo automaticamente na guia do chat. Também no decorrer desse ano, estará disponível a possibilidade de traduzir legendas em sublegendas para que você possa acompanhar outro idioma que não o que está sendo falado.

Reunião interativa para até 20 mil participantes

De acordo com a Microsoft, esse recurso é direcionado às reuniões mais interativas – nas quais os participantes podem conversar, ativar o som para conversar e ativar seus vídeos para colaboração em tempo real. Dessa forma, as reuniões das equipes executadas no Teams estão crescendo e passarão a oferecer suporte a até 20 mil participantes.

Atualizações do Microsoft Whiteboard

O Whiteboard - que traz uma série de ferramentas de colaboração visual - no Teams será atualizado em breve com novos recursos. Isso inclui, segundo a Microsoft, tempo de carregamento mais rápido, post-its, texto e recursos de arrastar e soltar. Essas funcionalidades permitem que os membros da equipe que não têm acesso ao touchscreen ou ao Surface Hub também possam participar das sessões do whiteboard durante as reuniões na plataforma.

Aplicativo de tarefas

Lançado este mês, o aplicativo Tarefa do Teams fornece uma visão unificada das listas de tarefas, do Planner e do cliente de e-mail Outlook. Ele terá listas inteligentes como “Atribuído a mim”, que reúnem tarefas de diferentes planos compartilhados, independentemente se o usuário está no computador, web ou smartphone. Para isso, será necessário adicionar o app como uma guia em um canal.

Respostas sugeridas

A funcionalidade de respostas sugeridas no chat do Teams usa a Inteligência Artificial assistida para criar respostas curtas com base no conteúdo da mensagem anterior. Por exemplo, se um interlocutor na plataforma perguntar “você tem tempo para se encontrar hoje?”, o usuário pode responder “eu tenho sim”, sem sequer puxar o teclado. Este recurso será lançado ainda este mês.

Cortana no Teams

A Cortana está chegando em breve no aplicativo móvel Teams, usando a IA e o Microsoft Graph para fornecer assistência por voz na plataforma. Para manter-se conectado ao seu time, mesmo com as mãos cheias, o usuário poderá, por exemplo, pedir à Cortana para fazer uma ligação, participar de uma reunião, enviar mensagens no chat, compartilhar arquivos, entre outras funcionalidades.

Essas experiências de assistência por voz são fornecidas usando os serviços corporativos da Cortana que atendem aos compromissos de privacidade, segurança e conformidade do Microsoft 365. Inicialmente, a Cortana estará disponível no aplicativo móvel Teams em iOS e Android já nas próximas semanas para usuários do Microsoft 365 Enterprise nos EUA em inglês. A sua expansão para outros idiomas ocorrerá gradualmente, ao longo dos próximos meses.

Displays do Microsoft Teams

De acordo com a Microsoft, este novo hardware foi pensado para empresas que precisam permitir que seus funcionários configurem espaços de home office mais eficazes, enquanto também preparam alguns para retornar ao escritório. O Microsoft Teams display é uma nova categoria de dispositivos multifuncionais dedicados ao Teams, que apresentam uma tela sensível ao toque e uma experiência de viva-voz da Cortana.

Com idioma natural, os usuários podem solicitar à Cortana para participar e apresentar reuniões sem esforço, ditar respostas em um chat do Teams, entre outras funções. Esses dispositivos podem ser integrados a um PC, fornecendo acesso a chats, às reuniões, chamadas, calendário e aos arquivos do Teams. E com o obturador da câmera desativado e o microfone no mudo, as conversas continuam no privado.

O Lenovo ThinkSmart View será o primeiro com Microsoft Teams Display a chegar no mercado. Os displays do Microsoft Teams com Cortana estarão disponíveis inicialmente nos EUA a partir do final deste ano.

Experiências de reunião sem contato

Essa funcionalidade foi pensada para as empresas que já começam a organizar a volta de seus funcionários aos seus escritórios. Hoje, o Teams permite que as pessoas participem da reunião e compartilhem conteúdo nos dispositivos da sala de reunião usando seu próprio dispositivo móvel ou PC. Ainda esse ano, esses recursos também serão habilitados no Surface Hub.

A Microsoft afirmou que está desesenvolvendo esses recursos com uma nova sala remota no aplicativo móvel do Teams. O app passará a fornecer controle adicional da reunião, como a capacidade de deixá-la, silenciar e ativar o som da sala, ajustar o volume do áudio e ligar e desligar as câmeras.

A partir do final desse ano, os comandos de voz serão ativados, permitindo aos participantes da sala entrar e sair de uma reunião e adicionar um participante ou número de telefone ao encontro - inicialmente em inglês. A funcionalidade também será capaz de transmitir no modo sem fio para qualquer sala do Teams, barra de colaboração ou dispositivo Surface Hub, permitindo uma colaboração pessoal e sem compromisso com pessoas em um espaço compartilhado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.