Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Copilot Workspace do GitHub ajuda você montar projetos do zero

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Abril de 2024 às 15h03

Link copiado!

GitHub
GitHub

O GitHub expandiu as possibilidades do Copilot, o assistente de inteligência artificial (IA) da plataforma, com a estreia do Copilot Workspace. Apresentada nesta segunda-feira (29), a nova ferramenta vai além de autocompletar códigos e oferece apoio aos desenvolvedores desde o início do projeto. A solução funciona em qualquer dispositivo, incluindo celulares e tablets, mas está disponível apenas em uma prévia técnica nesse primeiro momento.

Copilot Workspace no GitHub

A medida prolonga o alcance da IA da plataforma de hospedagem e compartilhamento de códigos, a fim de facilitar o dia a dia dos desenvolvedores. Especialmente ao começar um projeto do zero, quando ainda não há muitas ideias no ar e você precisa de uma inspiração.

Continua após a publicidade

Segundo a companhia, a novidade oferece um ambiente nativo para que os profissionais discutam ideias, criem planejamento e até mesmo preparem o código em linguagem natural. Essa praticidade é oferecida através de um plano separado em passo a passo com os caminhos para resolver o desafio.

Todo esse aparato é impulsionado pelo Copilot, que utiliza IA para oferecer sugestões de código. Dessa forma, o Workspace consegue apresentar caminhos para problemas reportados na plataforma, com o objetivo de desenvolver uma solução nos parâmetros definidos pelos desenvolvedores. Além disso, tudo pode ser ajustado nesse processo.

Os códigos também podem ser executados dentro do Copilot Workspace para executar testes. E caso tudo esteja dentro dos conformes, basta enviar os arquivos para o repositório para que você e seus colegas possam revisar e implementar outros recursos no projeto.

“O Copilot Workspace representa uma maneira radicalmente nova de criar software com linguagem natural e foi projetado para fornecer - e não substituir - a criatividade da pessoa desenvolvedora, de forma mais rápida e fácil do que nunca”, anunciou o CEO do GitHub, Thomas Dohmke.

Ainda em prévia técnica

Apesar do anúncio, o Copilot Workspace ainda está na fase de prévia técnica e tem o acesso limitado. Para utilizar o recurso, é preciso entrar em uma fila de espera no site do GitHub (githubnext.com/projects/copilot-workspace), sem uma previsão para que os desenvolvedores comecem a receber o acesso à ferramenta.

A empresa também não informou quando o serviço estará disponível ao público e se haverá custo extra para usar o Copilot Workspace.