Publicidade

Conversar por voz com o ChatGPT ficou mais fácil; entenda

Por  | 

Compartilhe:
Zulfugar Karimov/Unsplash
Zulfugar Karimov/Unsplash

A OpenAI começou a disponibilizar uma nova interface do ChatGPT que integra o modo de voz na janela principal. Assim, quem usa o recurso pode acompanhar respostas em texto e elementos visuais em tempo real, sem alternar de tela. A novidade está sendo liberada gradualmente para usuários no aplicativo e na versão web.

A mudança elimina a antiga interface exclusiva do modo voz, que mantinha a interação em uma página separada com respostas apenas em áudio. Para ver o texto gerado, era necessário encerrar o modo voz e retornar ao chat padrão.

Com a interface unificada, o fluxo da conversa fica mais natural e contínuo, o que permite revisar mensagens anteriores, acompanhar imagens ou mapas e alternar entre fala e texto sem interrupções.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mesmo com a integração, o recurso de voz ainda exige que o usuário finalize manualmente a sessão tocando no botão “end”. Essa será a experiência padrão daqui em diante, basta manter o aplicativo atualizado para receber a novidade.

O que muda com o modo voz integrado ao ChatGPT?

A principal mudança é a eliminação da tela exclusiva para interações por voz. Em vez disso, tudo acontece dentro da conversa tradicional.

As respostas em áudio agora aparecem simultaneamente em texto, e o usuário pode visualizar imagens, mapas e outros elementos visuais enquanto fala com o assistente.

Também fica mais fácil revisar mensagens anteriores sem sair do modo voz, algo que antes exigia retornar para o chat principal.

Tem como desativar a integração?

Sim. Quem preferir a experiência antiga pode voltar para o modo de voz separado:

  1. Clique na sua foto de perfil;
  2. Abra as “Configurações”;
  3. Clique em “Voz”;
  4. Ative a opção “Modo separado".

Continua após a publicidade

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta