5 contas digitais para menores de 18 anos

5 contas digitais para menores de 18 anos

Por Rodrigo Folter | Editado por Guadalupe Carniel | 13 de Junho de 2022 às 21h00
Rodrigo Folter/Canaltech

Confira cinco contas digitais para menores de 18 anos, permitindo que os jovens, em conjunto com seus pais ou responsáveis legais, possam aprender desde cedo o gerenciamento financeiro, setor explorado cada vez mais pelas fintechs e que vai ao encontro com as necessidades do usuário.

Para a abertura de contas para menor de idade, é sempre necessário autorização de um responsável legal no momento que for criar a conta. Confira abaixo o que é necessário e quais os benefícios de abrir uma conta para jovens.

Em qual banco digital abrir conta para menor de 18

Existem algumas opções de bancos onde é possível abrir conta para jovens de 17 anos ou menos, no entanto, na lista de hoje, focaremos apenas em bancos digitais onde é possível abrir uma conta-corrente, confiram.

C6 Bank

O C6 Bank conta com uma versão voltada para jovens menores de até 17 anos, a C6 Yellow (Android | iOS) que permite controle de despesas, cartão de débito personalizado e com tecnologia de pagamento por aproximação. Os jovens também tem acesso a uma plataforma educativa sobre responsabilidade e controle financeiro.

Os pais podem acompanhar os gastos recebendo alertas sobre todas as despesas feitas e podem programar depósitos mensais através do Mesada One Shot, isso tudo sem a necessidade de taxas adicionais.

Para abrir conta no C6 Yellow, é necessário que o responsável legal tenha conta no C6 Bank e, além da necessidade de o jovem ter um CPF, apresentar as seguintes informações:

  • Informações básicas sobre o filho;
  • RG;
  • Certidão de nascimento;
  • Selfie do rosto da criança.
C6 Yellow é uma das opções disponíveis para contas digitais para menores de 18 anos (Imagem: Divulgação/Banco C6 S.A.)

Uma vez que o processo tenha sido aprovado, o cartão de débito demora cerca de 10 dias úteis para ser enviado, mas todas as funções ficam disponíveis.

Banco Inter

O Banco Inter (Android | iOS) permite a abertura de conta para menores através do aplicativo, dando acesso à conta, investimentos e cartão de débito, mas sem o direito de ter um cartão de crédito, apenas jovens emancipados podem possuir um.

Além, os jovens podem utilizar a plataforma de compras do Banco Inter, utilizar Gift Cards e também tem direito a cashback. Isso tudo sem tarifas adicionais e em um ambiente onde os pais ou responsáveis podem acompanhar as movimentações financeiras de seus filhos.

Para abrir a conta no Banco Inter é necessário apresentar a seguinte documentação, dos jovens e dos responsáveis:

  • RG, RNE (Registro Nacional para Estrangeiros) ou RNM (Registro Nacional Migratório);
  • Os pais também podem apresentar CNH;
  • Se o responsável não for o pai ou a mãe do jovem, é necessário enviar documentação que comprove a guarda;
  • Selfie mostrando o rosto do menor titular.

Tudo é feito de forma digital, através do envio de fotos dos documentos diretamente da plataforma do Banco Inter, basta seguir as informações em tela. Além disso, certifique-se de que esteja em um local iluminado para que todas as informações dos documentos estejam visíveis.

Conta Kids, do Banco Inter, é outra opção para contas digtais para menores de 18 anos (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Caso o pedido seja recusado, o banco entrará em contato via mensagem explicando o motivo e uma nova tentativa poderá ser feita após o prazo de 180 dias.

nextJoy

Através do Banco Next, os pais e responsáveis se unem aos seus filhos para abertura de conta, 100% grátis, pelo nextJoy (Android | iOS), plataforma de manutenção de gastos, e ambiente propício para educação financeira de crianças de 0 a adolescentes de 17 anos.

Com o nextJoy é possível ter transferências ilimitadas gratuitas entre responsáveis e filhos, saques grátis para os jovens, cartão de débito e PIX, além de descontos com parceiros e a possibilidade de personalizar o ambiente digital com temas da Disney.

Para abrir conta nesse banco, é necessário:

  • CPF da criança ou adolescente;
  • RG da criança ou adolescente;
  • Documento que comprove ser tutor legal, caso não seja pai ou mãe.
nextJoy é opção de conta digital para menores de 18 anos (Imagem: Reprodução/Next)

Após o pedido para abertura de conta, é necessário aguardar o prazo para validação das informações e documentos cedidos, que pode demorar até 5 dias úteis.

Mercado Pago

O Mercado Pago (Android | iOS) é outra opção para adolescentes, entre 13 e 17 anos, terem uma conta digital e realizarem transações, com o controle dos pais e responsáveis, de maneira fácil e sem tarifas adicionais.

Com a conta do Mercado Pago, os jovens podem ter um cartão de débito, fazer PIX e transferências gratuitamente, recargas de celular, rendimento automático, comprar Gift Cards, pagamentos com código QR, sacar dinheiro sem cartão e dividir gastos com amigos.

A abertura da conta pode ser feita pelo menor de idade informando ser menor de idade, após isso o Mercado Pago entrará em contato com o responsável e basta:

  • Averiguar as informações através de uma notificação por e-mail;
  • Autorizar a criação da conta;
  • Informar o vínculo com o jovem, necessitando a comprovação da legal.
Mercado Pago permite conta digital para menores de 18 anos (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Após a confirmação por parte dos pais, o usuário poderá acessar a conta através do número de telefone.

Z1

O Z1 (Android | iOS) é uma conta digital pensada totalmente para menores de 18 anos, feita inteiramente pelo aplicativo, de forma rápida e fácil, no entanto, é necessário que um responsável autorize o jovem a ter a conta registrada em seu nome.

Com a conta, o jovem pode ter um app conectado com seu responsável para garantir segurança nas transações, enviar dinheiro via boleto e PIX, cartão pré-pago na função débito e que também conta com a função crédito para usar.

Para a abertura da conta, é necessário:

  • RG e CPF do jovem;
  • Indicar um responsável durante o processo de abertura;
  • O responsável precisa baixar o aplicativo para concluir o cadastro de seu filho.
Z1 é outra opção para conta digital para menores de 18 anos (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Após o cadastro na conta, os dados de ambos vão para análise e, quando aprovado, é só o responsável realizar o primeiro depósito para que o cartão possa ser solicitado.

Essas são as opções de contas digitais para menores de 18 anos poderem começar a ter contato com o mundo financeiro, mas apenas com auxílio de pais ou responsáveis.

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.