Como cancelar o pagamento de um boleto | Seja rápido
Por Rodrigo Folter • Editado por Bruno Salutes | •

Saber como cancelar o pagamento de um boleto é importante, já que é uma das formas de pagamento mais utilizada pelo brasileiro e, independente caso tenha feito um pagamento indevido e pode ser efetuado em qualquer instituição financeira.
O processo de cancelamento depende totalmente da etapa em que se encontra, são três: agendado, em análise e concluído. Dependendo da etapa, pode ser um processo rápido ou mais complicado. Confira abaixo como proceder quando enfrentar esse problema.
Como cancelar o pagamento do boleto
Para iniciar o processo, é importante descobrir o emissor do boleto, ou seja, quem é o beneficiado, e o banco que receberá o pagamento. Ambas as informações se encontram no próprio boleto e, com isso em mãos, é preciso entrar em contato com a instituição apontada no boleto informando que deseja realizar o cancelamento.
É importante, além disso, entrar em contato com o seu banco e informar que deseja realizar o cancelamento do boleto em questão. Informe seu gerente ou através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Confira o dos principais bancos:
- Caixa Econômica Federal: 0800 726 0101;
- Banco do Brasil: 0800 729 0722;
- Bradesco: 0800 704 8383;
- C6 Bank: 0800 660 0060;
- Itaú: 0800 728 0728;
- Nubank: 0800 608 6236;
- PicPay: 0800 025 8000;
- Santander: 0800 762 7777.
Como cancelar boletos agendados?
Se o boleto está agendado para alguns dias depois, é fácil de conseguir cancelar sem que o dinheiro seja debitado da conta. O processo difere entre bancos, mas geralmente basta acessar o internet banking de sua instituição financeira, acessar a sessão de transações do seu banco, verificar os agendamentos e, assim que encontrar o boleto, pode cancelar sem problemas.
O que fazer se o pagamento já foi feito?
Caso o pagamento tenha sido efetuado, é preciso entrar em contato com a empresa que emitiu o boleto bancário, explicar o motivo pelo qual precisa da anulação e solicitar a devolução do valor. Após isso, processo passa por análise interna da empresa para validar o estorno.
O que fazer em caso de erro de pagamento?
Se é feito o pagamento de um boleto ou realizou a transação duas vezes é importante informar ambas as instituições na hora que perceber o equívoco. Em alguns casos,o pagamento é realmente debitado duas vezes, portanto atenção dobrada é essencial.
O que fazer se caí em um golpe via boleto?
Uma prática criminosa comum é ter boletos falsos circulando e se você for vítima de um, o caminho é entrar em contato com sua instituição bancária, já que os dados do boleto serão falsos, fazer um boletim de ocorrência e acionar o Procon de sua cidade.
Esses passos são essenciais, não só para poder reaver a quantia, mas para ajudar a evitar que o golpe seja aplicado a mais pessoas, colaborando para que o esquema chegue ao fim.
Cuidados extras com o pagamento de boletos
É sempre importante verificar o boleto antes de realizar qualquer pagamento, principalmente para evitar golpes. Atente-se ao nome da empresa ou pessoa, CPF ou CNPJ, razão social e aos últimos números do código de barras do boleto. Se diferirem do valor, suspeite do boleto.
Quando tenho direito a estorno?
É preciso saber que o estorno é direito do cliente e está amparado por lei, qualquer violação pode ser levada a justiça. O prazo para o estorno ocorrer leva, normalmente, cerca de 90 dias, mas pode variar conforme a política e é direito pedir a compensação financeira quando:
- Pagou erroneamente o boleto;
- Desistiu da compra ou serviço;
- Pagou duas vezes o mesmo boleto;
- Foi vítima de golpe.
Dessa maneira você consegue efetuar o cancelamento do pagamento, mas é importante paciência, pois é um processo lento e bastante cansativo.