Consumo de podcasts sobe 67% no Brasil em apenas um ano
Por Nathan Vieira |
Podcasts estão em alta em 2019 e não é à toa. O consumo do formato que, apesar de ter força hoje, estreou no país há 15 anos com um programa chamado “Digital Minds” — e subiu 67% este ano no Brasil de modo geral, de acordo com uma pesquisa encomendada pela plataforma de streaming Deezer. O estudo realizado em julho analisou respostas do Brasil, França e Alemanha, entre ouvintes de podcast em geral. A média de crescimento de uso do Brasil ficou 17% acima da soma entre os três países, que foi de 50%.
Por aqui, a maioria dos entrevistados, correspondente a 47%, tinha entre 24 e 35 anos. Outros 25% tinham entre 35 e 45 anos, enquanto 17% possuíam mais de 45 e 11% correspondiam a jovens entre 16 e 24 anos. A pesquisa também revelou que entre os usuários brasileiros, 25% escutam mais de 1 hora de podcast por dia. Além disso, o tempo de audição também seguiu na crescente: em 2018, o aumento foi de 130% e, em 2019, até o momento, aumentou mais 40%.
A análise dos usuários da plataforma também indica que, de forma majoritária, eles gostam de rir ao ouvir podcasts. Os temas mais procurados são, respectivamente: Comédia, Negócios, Educação, Cursos de Língua, Cultura e Sociedade, Estilo de Vida e Lazer, Informação e Política, Cultura Pop, Música e Espiritualidade e Religião.
Em setembro deste ano, noticiamos um aplicativo chamado Tawktube, que permite que você transforme produções do YouTube em arquivos para serem reproduzidos como podcasts. O que o programa basicamente faz é criar um feed em RSS que você pode colocar em um programa qualquer de agregador, por exemplo, o iTunes. Caso você não saiba, todo programa de podcast funciona com um feed em RSS. Isso é, toda vez que houver uma atualização, você recebe em seu smartphone. Você pode acessar os podcasts do Canaltech, por exemplo, por meio deste link.