Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Consumidor atual prefere apps mais antigos, mas procura por jogos mais novos

Por| 11 de Abril de 2019 às 08h22

Link copiado!

Consumidor atual prefere apps mais antigos, mas procura por jogos mais novos
Consumidor atual prefere apps mais antigos, mas procura por jogos mais novos

Nesta quarta-feira (10), Eric Feng, CTO da Hulu, apontou uma tendência interessante em nossos hábitos de uso de smartphones: de acordo com ele, em 2019 as pessoas têm uma tendência a utilizar aplicativos mais antigos, ao mesmo tempo em que, na parte de games, a preferência é por jogos mais novos.

Essa tendência é confirmada ao dar uma olhada nas listas de aplicativos mais baixados da App Store, onde a idade média dos 30 apps mais baixados é de 1853 dias (cerca de cinco anos), enquanto em 2014 a idade média dos 30 aplicativos mais baixados na loja era de 625 dias (pouco menos de dois anos).

A mesma tendência pode ser vista na Play Store, onde hoje a média de idade entre os 30 aplicativos mais baixados é de cerca de quatro anos, enquanto em 2014 essa idade era de apenas um ano e meio. Isso mostra que o perfil do consumidor atual tem uma tendência a confiar mais em aplicativos que já estão estabelecidos no mercado do que nas últimas novidades.

Mas esse comportamento acaba mudando quando olhamos especificamente para os jogos mobile: em ambas as lojas, 85% dos títulos mais baixados existem há menos de dois anos. Isso mostra que, apesar de preferir aplicativos já estabelecidos, na hora de jogar o consumidor está atrás mesmo é das últimas novidades.

Continua após a publicidade

Ao olhar as listas de aplicativos mais baixados, é fácil perceber porque esse aumento na idade média dos apps não se traduziu também para os jogos: a maioria dos aplicativos mais instalados em praticamente todos os aparelhos (Facebook, Instagram, Google Maps, WhatsApp, Snapchat, Netflix, Uber, Spotify e Gmail, por exemplo) foram lançados há cerca de uma década (os mais novos dessa lista são o Instagram e o Snapchat, lançados em 2011), o que ajuda a aumentar a idade média dessa categoria. Enquanto isso, dois dos games mais jogados em dispositivos móveis (Fortnite e PUBG) foram lançados apenas em 2018, o que mantém bem baixa a média de idade dos jogos preferidos pelo público.

Fonte: GSMArena