Conheça o "Uber dos ônibus", apps para passagens de ônibus mais baratas
Por Ariane Velasco • Editado por Guadalupe Carniel | •
Se você costuma percorrer longos quilômetros em sua cidade ou em viagens intermunicipais e interestaduais, existem dois aplicativos que podem ser baixados gratuitamente e garantem maior agilidade e conforto na hora de agendar sua viagem - além de, é claro, passagens bem mais baratas: o UBus e Buser, ambos disponíveis também na App Store (UBus | Buser).
Conhecidos como “Uber dos ônibus”, eles permitem ao usuário economizar uma boa parte do dinheiro gasto com passagens - que pode chegar a mais de 50%. Isso porque os apps funcionam através de um fretamento colaborativo, que conecta os usuários e as empresas de transporte em sua plataforma e permite que eles façam um rateio para arcar com os custos de aluguel dos ônibus.
Assim, quanto mais pessoas viajarem em um mesmo veículo, mais barata a passagem. A princípio, o UBus tem como foco viagens dentro da própria cidade de São Paulo e região metropolitana e, atualmente, está aguardando um parecer da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) para voltar a funcionar. Já o Buser realiza viagens intermunicipais e interestaduais.
Como usar o UBus e o Buser
Ambos aplicativos funcionam de maneira semelhante: após baixá-los, é necessário informar o destino, local de partida, data de ida e data de volta (esta última, no entanto, é opcional). Depois, o app se encarregará de mostrar todas as viagens disponíveis para o local e data selecionados. Caso o ônibus já esteja lotado, não será possível concluir a compra e o usuário terá que escolher outra data de partida.
Os locais do embarque e desembarque variam de acordo com a empresa que realizará o transporte: no Buser, um ponto específico é informado pelo próprio app. No UBus, existem três opções de rota: escolhida pela empresa, pelo usuário ou até de transporte de porta em porta.
A confirmação da viagem depende de um número mínimo de passageiros que se comprometam a viajar em determinada data e também da disponibilidade da empresa selecionada.
Buser
A interface do Buser é intuitiva e, de primeira, já solicita a data de viagem e destino. Dadas essas informações, o usuário pode visualizar quantas pessoas estão procurando ônibus para aquele mesmo destino, em quais dias existem grupos sendo formados e se o grupo da data escolhida está cheio ou não.
UBus
Antes de agendar sua viagem no UBus, o usuário deve entrar com seu e-mail ou fazer o login via Facebook. Depois, na tela inicial, é necessário selecionar “Solicitar viagem” para inserir detalhes como o destino e o local de embarque. É possível marcar a opção “Veículo com acessibilidade” para casos onde o viajante possui necessidades especiais.
Como pagar por sua passagem no “Uber dos ônibus”
O Buser permite que o pagamento seja realizado tanto através do cartão de crédito do cliente quanto no boleto bancário. No entanto, para escolher a segunda opção, é necessário agendar a viagem com 72 horas de antecedência. Já o UBus permite pagar pelas passagens via cartão de crédito ou com o bilhete de transporte BOM, válido para ônibus intermunicipais.
Menores de idade podem usar o Buser ou o Ubus?
O Buser exige que passageiros abaixo de dezesseis anos viagem acompanhado dos pais ou responsáveis maiores de idade (até o 3º grau). Além disso, pode ser necessária uma autorização judicial quando a criança ou jovem viajar para fora de sua comarca. Bebês também devem possuir uma reserva de assento individual.
Já o UBus só pode ser utilizado por passageiros maiores de 18 anos e, em seus Termos Legais, afirma que “menores de idade deverão ser assistidos por seus pais, que deverão avaliar a conveniência da utilização da plataforma pelos menores e/ou incapazes”.
O “Uber dos ônibus” é legalizado?
UBus
Em setembro do ano passado, o UBus foi considerado clandestino pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT). Desde então, os veículos que utilizavam o aplicativo está fora de circulação até que um novo parecer seja emitido. Procuramos a assessoria do app, que afirmou que "o UBus é um aplicativo que faz a ponte entre passageiros e operadoras de transporte credenciadas.
O app funciona como um equipamento embarcado, como no caso da bilhetagem eletrônica. Não cabe ao UBus qualquer tipo de negociação, documentação ou tratativa com prefeituras, ou órgãos estaduais de transporte." A empresa também reforçou que o aplicativo "não possui veículo próprio", cabendo à concessionária "prestar todo serviço de transporte e auxílio para o usuário".
Buser
Em uma nota enviada para o Canaltech, a Buser afirmou que "a Justiça brasileira, inclusive por parte do STF, tem entendido que, além das claras vantagens da plataforma para passageiros e empresas de transporte, a Buser e suas empresas parceiras trabalham dentro dos parâmetros legais e estão submetidas a fiscalização dos órgãos responsáveis.". Assim, entendemos que o uso do aplicativo não oferece riscos além dos presentes em qualquer outro tipo de viagem.
O esclarecimento da Buser não parou por aí. Caso ainda reste alguma dúvida sobre a legalidade do serviço nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná (onde o serviço é oferecido), a empresa afirma que “a expansão do serviço caminha a passos largos, ganhando a confiança não apenas dos consumidores, mas das próprias autoridades. Dentre os estados citados, São Paulo não apresenta nenhum entrave ao funcionamento da Buser.
Quanto a Minas Gerais e Paraná o funcionamento se dá amparado em decisões judiciais, o que torna eventual a ocorrência de algum problema com as viagens fretadas pelo nosso sistema.”