Os melhores aplicativos pra quem usa transporte público

Provavelmente você já ficou confuso na hora de chegar a algum lugar utilizando transporte público, mas felizmente a tecnologia está aí para facilitar a nossa vida. Atualmente existem diversos apps de transporte público que ajudam quem precisa se locomover utilizando ônibus e metrô, orientando o usuário ao longo de seu deslocamento. Confira alguns dos melhores aplicativos disponíveis gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Moovit

O Moovit é um dos aplicativos de compartilhamento de informações sobre transporte público mais utilizados do mundo. O app fornece aos usuários dados e navegação GPS em tempo real. Entre os meios de transporte suportados pela plataforma estão ônibus, trem, metrô e balsas. O Moovit conta com dados de mais de 2 mil cidades em 80 países. Nele, o usuário seleciona sua localização atual e o seu destino e acompanha as melhores alternativas para a sua chegada.

Download: Android | iOS

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Citymapper

Um dos diferenciais do Citymapper é que nele é possível selecionar todos os meios de transporte da sua região ou fazer seleções individuais: seja para realizar o trajeto somente de ônibus, metrô ou trem. Outro detalhe interessante é que o app de transporte público mostra pontos de aluguel de bicicleta. O Citymapper orienta o usuário a partir das principais sugestões de transporte com rastreamento em tempo real, apresentando, inclusive, os valores das tarifas.

Download: Android | iOS

Trafi

O Trafi é um app de transporte público com pontos importantes. Entre as suas funcionalidades está o acompanhamento em tempo real dos ônibus que estão passando mais próximos ao local de partida do usuário. O funcionamento do Trafi é o mesmo do Moovit e do Citymapper: A partir da seleção do ponto inicial e do ponto de chegada, o aplicativo traça a melhor rota, mostrando as sugestões de trajeto com tempo estimado de percurso e suas tarifas.

Download: Android | iOS | Web

Google Maps

O Google Maps não tem tantas funcionalidades para quem anda de ônibus e metrô, ainda que indique pontos e estações que façam parte da rota traçada. De qualquer forma, o app fornece informações simplificadas ao usuário, que consegue se virar bem com as orientações do Google. Selecionando a localização atual e o destino, o usuário pode escolher de que forma fará o trajeto: de carro, transporte público, a pé ou de bicicleta. Um ponto de vantagem da ferramenta é que o usuário pode salvar a rota e acessá-la offline.

Download: Android | iOS | Versão Web

Here WeGo

Assim como os apps de transporte público anteriores, o Here WeGo funciona a partir de geolocalização. Apesar de apresentar interface mais simples, um dos grandes diferenciais do aplicativo é a possibilidade do usuário baixar o mapa completo de sua cidade e, a partir disso, fazer a busca por ônibus mesmo que esteja sem internet.

Download: Android | iOS | Versão Web

Usa outro app de transporte público? Deixe a sua dica nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.