Como vincular o WhatsApp ao perfil do Instagram

Como vincular o WhatsApp ao perfil do Instagram

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 14 de Outubro de 2021 às 12h00
Montagem: Canaltech

O Instagram (Android | iOS | Web) é uma das plataformas pertencentes ao Facebook, que também é dono do Messenger (Android | iOS) e WhatsApp (Android | iOS | Web | Desktop). Por conta disso, já era de se esperar que os serviços da empresa passariam a ser mais integrados.

No tutorial de hoje, você vai aprender a como vincular seu número do WhatsApp Business ao seu perfil no Instagram. Assim, se você tem um negócio que faz uso desses aplicativos, é possível ampliar o alcance dos seus produtos nas redes sociais e aumentar as vendas.

Tenha em mente que, para o procedimento a seguir, usaremos o WhatsApp Business (Android | iOS | Web), que é a versão do mensageiro para empresas e pequenos empreendedores. Contas comuns do WhatsApp também podem ser adicionadas como forma de contato, mas o interessante é usar o número do WhatsApp Business para tornar seu negócio mais visível aos usuários.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Também vale lembrar que você deve ter um perfil profissional no Instagram, pois a função é voltada justamente para facilitar o contato entre comerciantes e consumidores na rede social.

Como vincular o WhatsApp ao perfil do Instagram

Passo 1: abra o seu perfil no Instagram e toque em “Editar perfil”. Lembre-se de mudar para o seu perfil profissional na plataforma, caso o contrário o botão do WhatsApp não ficará visível.

Certifique-se que você tenha mudado para a versão profissional do seu perfil no Instagram (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: na tela seguinte, vá em “Opções de contato”.

Esta mesma opção serve para você acrescentar outros números de telefone e contatos por e-mail (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: toque em “Telefone do WhatsApp Business”.

Há uma opção dedicada ao seu número do WhatsApp Business (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: se você já tiver o WhatsApp Business instalado no celular, o número deve aparecer automaticamente. Se isso não acontecer, informe um número de telefone cadastrado no mensageiro e toque em “Enviar código”.

Por padrão, o próprio Instagram reconhece um número do WhatsApp Business se você já estiver logado no celular (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: você receberá uma mensagem do Facebook Business. Anote o código informado na mensagem.

Guarde o código de cinco dígitos recebido via mensagem no WhatsApp Business (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: volte para o Instagram e insira o código enviado pelo Facebook Business para que seu número de telefone seja adicionado ao perfil do Instagram.

Agora sim, coloque o código numérico de cinco dígitos informado pelo Facebook no WhatsApp Business (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: no seu perfil do Instagram, toque em “Contato”. É aqui que o seu número do WhatsApp Business ficará exposto, junto com outros canais (e-mail e outros telefones).

O número do WhatsApp Business ficará visível na seção de contatos, dentro do seu perfil no Instagram (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Pronto! Agora com o seu WhatsApp Business vinculado ao seu perfil do Instagram, ficará mais fácil para as outras pessoas encontrarem seu negócio e manterem contato direto com você ou os responsáveis pela sua empresa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.