Publicidade

Teclado do Google agora traduz frases faladas em tempo real; saiba como usar

Por| 12 de Agosto de 2020 às 10h39

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O aplicativo de teclado do Google — também conhecido como GBoard — incluiu um recurso que permite ditar frases para tradução instantânea. A novidade complementa a opção disponível anteriormente, que permite converter textos para outros idiomas, mas exigia que o usuário digitasse a palavra ou frase.

A ferramenta pode ser acessada no botão de reticências do app “...”, que lista as opções avançadas do GBoard, incluindo o recurso “Traduzir”. O texto é reconhecido em tempo real e a tradução é automaticamente usada no campo onde está localizado o cursor de digitação.

Em testes, a opção funcionou relativamente bem, chegando a errar e corrigir a detecção de algumas palavras. Da mesma forma, o Gboard, em conjunto com o Google Tradutor, foi capaz de rearranjar a ordem das palavras, adaptando a tradução ao significado da frase ditada.

Continua após a publicidade

As falhas são esperadas, dentro da margem de erro prevista tanto para o reconhecimento de voz quanto para a tradução. O recurso é bom e funcional, mas não dá para esperar milagres.

Como traduzir frases faladas no teclado do Google

Passo 1: com o Gboard aberto na tela, toque no botão “...”;

Continua após a publicidade

Passo 2: selecione a opção “Traduzir”;

Passo 3: ao invés de digitar o texto para tradução, toque no ícone de microfone e comece a falar. É recomendável definir o idioma original além do idioma para tradução;

Continua após a publicidade

Passo 4: ao terminar de dizer a palavra ou frase, toque no botão de confirmação.

O texto traduzido pode ser editado, como se tivesse sido digitado manualmente.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police