Como usar Spotify Jam para ouvir música com até 32 amigos
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |

Você pode usar o Spotify Jam para ouvir música com até 32 amigos em tempo real e animar festas, churrascos e demais eventos. A ferramenta também permite a criação de playlists colaborativas — na qual todos os convidados podem adicionar canções em uma fila compartilhada. Um fator que torna tudo ainda mais divertido (ou não) é poder visualizar o nome de quem inseriu determinada faixa.
Como criar uma Jam no Spotify
A criação de uma Jam só é possível no aplicativo para celulares e se você tiver uma conta premium habilitada no seu Spotify. Caso já seja assinante de qualquer plano do streaming, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Abra uma playlist ou uma música individualmente;
- Selecione o ícone de três pontos;
- Toque na opção “Iniciar uma Jam”;
- Selecione um método para convidar seus amigos.
Pronto, agora é só enviar o link ou mostrar um QR Code na tela do celular para seus amigos ingressarem na playlist. Outro esquema bem legal é o ativar o Bluetooth para que os aparelhos próximos consigam se conectar à sua Jam.
O que cada usuário pode fazer em uma Jam
Existem alguns limites e atribuições para cada membro de uma Jam no Spotify. Abaixo, você confere o que cada um pode fazer na playlist:
- Anfitrião: além de criar a Jam, também é capaz de reorganizar a sequência de músicas, aceitar ou banir convidados e liberar todos os recursos de controle para os convidados gerenciarem a playlist;
- Convidados: podem adicionar músicas na fila de espera, aceitar recomendações e controlar todos os recursos da playlist se o anfitrião liberar o gerenciamento.
Aliás, quem estiver usando Spotify na mesma rede Wi-Fi será notificado sobre a Jam em andamento. Outro detalhe importante é que não é necessário ser assinante de uma conta Premium para entrar em uma sala como convidado.
Agora, se você tiver pensando em deixar seu perfil Free no passado, saiba se vale a pena assinar o Spotify Premium.