Como pedir um reembolso no Airbnb | Guia prático
Por Rodrigo Folter | Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Janeiro de 2023 às 19h00
Imprevistos durante o planejamento de uma viagem podem acontecer, portanto, saber como pedir um reembolso no Airbnb pode ser bastante útil.
Saiba agora tudo o que você precisa para pedir o reembolso na plataforma e quanto tempo é necessário esperar para receber os valores pagos.
Como solicitar o reembolso no Airbnb
O reembolso deve ser pedido em até 60 dias após o checkout da sua reserva. Se a viagem está dentro do prazo, entre em contato com o anfitrião para conversar com ele e tentar chegar a um acordo. Se a resposta for positiva, é preciso abrir um chamado na plataforma.
- No navegador do computador ou celular, acesse a Central de Resoluções (airbnb.com.br/resolutions);
- Clique em "Solicitar dinheiro" e escolha a viagem em questão;
- Solicite o orçamento e aguarde o retorno.
Se o anfitrião não concordar, é preciso entrar em contato com o Fale Conosco (airbnb.com.br/guest/inbox) e informar o caso. Em até 72 horas o Airbnb fará a análise e enviará a resposta.
Quanto tempo demora para receber?
Os reembolsos do Airbnb são recebidos em um prazo de até 10 dias, após a conclusão do pedido. No entanto, esse prazo pode ser maior ou menor dependendo da forma de pagamento e de onde mora.
- 24 horas: crédito Airbnb for Work, crédito de presente do Airbnb, PayPal;
- Até 15 dias úteis: cartões Visa, MasterCard, Amex, JBC, Apple Pay, Google Pay e PostePay;
- Até dois extratos do cartão de crédito: cartões Aura, Elo e Hipercard.
Quem é elegível para o reembolso automático?
Sempre que um pedido de reembolso é aberto, a plataforma faz uma análise para saber se a devolução ode ser feita automaticamente. Existem alguns casos especiais em que o reembolso automático é feito pelo Airbnb para qualquer pessoa. São eles:
- Alterações nos requisitos de viagem do governo;
- Emergências e epidemias declaradas;
- Restrições de viagens do governo;
- Ações militares e outras hostilidades;
- Desastres naturais.