Como inserir borda no Google Docs
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

Para inserir borda dentro de um documento no Google Docs, você pode recorrer ao recurso de formatação de parágrafo para destacar partes do texto ou utilizar uma tabela para criar uma moldura única para todo o documento.
- Como fazer a formatação da ABNT no Google Docs
- Como comparar textos com versões diferentes no Google Docs
As bordas podem ser utilizadas para realçar trechos importantes, criar elementos visuais, distinguir informações e produzir um efeito de ênfase ou diferenciação nos documentos.
Como inserir bordas no Google Docs
É possível inserir bordas em documentos no Google Docs, através do menu de formatação de parágrafo. Faça assim:
- Selecione parágrafo(s) ou elemento(s) do documento;
- No menu superior, clique em “Formatar”;
- Clique em “Estilos de parágrafos”;
- Acesse “Bordas e sombreamento”;
- Defina o estilo de borda para o seu documento;
- Clique em “Aplicar”.
Esse recurso permite destacar múltiplos parágrafos e até páginas inteiras dentro de uma caixa de texto. No entanto, as tabelas e as listas — numeradas, de verificação ou com marcadores — fazem uma quebra na borda e geram um destaque próprio.
A alternativa para incluir esses elementos dentro de uma borda única com outros parágrafos no Google Docs é utilizar a ferramenta de tabela para criar uma borda (veja mais abaixo).
Opções de bordas no Google Docs
É possível personalizar o estilo de borda no Google Docs dentro de algumas opções de formatação:
- Posição;
- Largura da borda;
- Linha da borda (contínua, tracejada ou pontilhada);
- Cor da borda;
- Cor do plano de fundo;
- Preenchimento do parágrafo (margem).
Com a configuração de posição, é possível optar por bordas nas laterais, na parte superior e inferior, bem como entre bordas (em múltiplos parágrafos). Você pode selecionar um ou todas as posições para criar o efeito desejado.
Como inserir borda no Google Docs usando tabela
Para fazer uma moldura única que inclua todos os elementos do documento no Google Docs, utilize a ferramenta de tabela para criar uma caixa de texto:
- No menu superior, acesse “Inserir”;
- Em “Tabela”, selecione uma célula “1x1”;
- Clique e arraste os cantos da tabela para redimensionar;
- Insira texto e elementos dentro da célula da tabela;
- Edite cor, espessura e preenchimento pela barra de ferramentas.
Configurações adicionais, como espaçamento e margem, podem ser feitas clicando no botão “Opções da tabela” na barra de ferramentas.
Como inserir borda em imagem no Google Docs
O Google Docs permite inserir borda de maneira simplificada em imagens inseridas no corpo do texto:
- Clique e selecione a imagem no documento;
- Na barra de ferramentas, clique nas opções de borda;
- Edite cor, espessura e linha da borda.
Vale ressaltar que as opções de borda só aparecem na barra de ferramentas ao clicar em uma imagem dentro do documento. O mesmo não acontece para outros elementos e componentes do texto.
Para conhecer mais recursos do editor de texto, veja como usar o Google Docs e descubra truques e funções escondidas do aplicativo.