Como impedir que te coloquem em grupos de WhatsApp sem permissão

Como impedir que te coloquem em grupos de WhatsApp sem permissão

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 06 de Agosto de 2021 às 20h20
Diego Cervo/Unsplash

A sua segurança no WhatsApp (Android l iOS l Web) pode estar comprometida e você provavelmente não sabe disso. Entre as inúmeras atualizações, o mensageiro implementou mudanças importantes na privacidade dos usuários. Com isso, os usuários podem configurar quem pode adicioná-los em grupos. Embora essa seja uma ótima notícia, o problema é que, por padrão, essa permissão não tem limitações. Ou seja, se o usuário não aplicar alguma restrição, qualquer pessoa que tenha WhatsApp poderá inseri-lo em grupos.

Bom, sabemos que cibercriminosos são bastante criativos na hora de roubar dados e cometer fraudes. Portanto, é importante que os usuários se protejam tanto quanto possível. Ao manter a configuração padrão, é possível que você esteja colocando a sua segurança em risco. Para evitar tentativas criminosas, veja como impedir que te coloquem em grupos de WhatsApp sem permissão.

Como impedir que te coloquem em grupos de WhatsApp sem permissão

Passo 1: acesse o aplicativo e entre no menu “Configurações”. No iOS, ele pode ser localizado na parte inferior da tela. Em dispositivos Android, é preciso selecionar o botão de três pontos que fica no canto superior direito da tela;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No Android, é preciso clicar no botão de três pontos e, em seguida, selecionar "Configurações". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: agora, selecione a aba “Conta”;

Acesse "Conta". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: em seguida, toque em “Privacidade”;

Entra na aba de "Privacidade". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: entre as opções, escolha “Grupos”;

Nessa página, também é possível configurar quem pode ver a última vez que você acessou o WhatsApp, bem como os usuários que podem ver a foto de perfil, recado e status. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: na próxima tela, você verá três opções de permissão. Na ordem, será exibido um botão “Para todos”, “Meus amigos” e “Meus amigos, exceto”. Recomendamos que você selecione uma das duas últimas opções. Como a configuração é salva automaticamente, basta sair da página depois de selecionar a opção.

Caso você tenha algum desafeto na sua lista de contatos, use a opção "Meus contatos, exceto". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como impedir que te coloquem em grupos de WhatsApp sem sua permissão.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.