Como silenciar o WhatsApp | Conversas e notificações

Como silenciar o WhatsApp | Conversas e notificações

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 17 de Março de 2022 às 10h05
(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)

Você evita notificações a todo custo e, ainda assim, não sabe como silenciar o WhatsApp? Apesar de ser uma tarefa simples, ela é repleta de variações. Aliás, entre as versões do mensageiro, há diferenças notáveis. Felizmente, o recurso está disponível em todas elas.

Essa é uma ferramenta bastante comum em plataformas e, no mensageiro, ela ganha uma adição interessante. O aplicativo de mensagens instantâneas permite que o usuário ative a função por oito horas, uma semana ou por tempo indeterminado. Além disso, os ajustes são sincronizados: se você silenciar um contato pelo PC, logo a preferência aparecerá no app.

Como silenciar o WhatsApp pelo Android

1. Acesse o WhatsApp (Android l iOS l Web l Desktop), na tela de conversas, clique e segure sobre uma delas. Selecione outros chats e, no canto superior direito, clique no ícone de som. Em seguida, escolha por quanto tempo deseja silenciar as notificações e toque em “Ok”;

Para realizar a configuração no Android, clique e segure sobre um chat (Captura: Rodrigo Folter)

2. Também há como configurar as notificações do aplicativo pela aba de Configurações. Clique no ícone de três pontos e, depois, selecione o menu. Em “Notificações”, desabilite todas as opções. Outra forma de silenciar o WhatsApp é pelos ajustes do sistema.

Para desabilitar todas as notificações da plataforma, realize o passo a passo no menu de Configurações (Captura: Rodrigo Folter)

Como desativar notificações do WhatsApp pelo iPhone

1. No iPhone, deslize uma das conversas para a esquerda e toque no botão “Mais”. Na janela que será exibida, clique em “Silenciar” e, por fim, escolha o período. Infelizmente, aqui não há como selecionar diferentes chats;

Diferentemente do Android, o iOS não permite silenciar chats simultaneamente (Captura: Kris Gaiato)

2. A única maneira de desativar as notificações de todos os chats é através das Configurações. Clique no ícone de engrenagem para acessar o menu e, depois, em “Notificações”. Assim como no Android, você deve desabilitar todas as opções. Caso prefira, você ainda pode desligar as notificações do iPhone de modo geral — e, com isso, manter o mensageiro silencioso.

A única forma de silenciar várias conversas ao mesmo tempo é através dos ajutes do app (Captura: Kris Gaiato)

Além dos caminhos citados acima, o usuário também pode silenciar contatos específicos. Para tanto, basta acessar a tela de informações do contato e clicar no comando. Como de praxe, é preciso escolher o tempo de duração da preferência para concluir o processo.

Como silenciar o mensageiro pelo PC

1. Pelo computador, deslize o cursor do mouse sobre uma conversa e clique na seta que aparecerá. Em seguida, toque no comando “Silenciar notificações”;

O passo a passo é idêntico nas versão para Web e para Desktop (Captura: Kris Gaiato)

2. Assim como nos demais casos, escolha o período e confirme.

Aliás, a opção de silenciar "Sempre" substitui a antiga alternativa de um ano (Captura: Kris Gaiato)

As versões para PC do mensageiro também oferecem a função na tela ajustes. Ainda que os botões estejam localizados em diferentes posições, o processo é idêntico ao do Android. Além disso, caso você queira desligar o som do aplicativo ou da página na Web, existem outras soluções interessantes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.