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Como funciona o Workspace do Trello

Por| Editado por Bruno Salutes | 15 de Junho de 2021 às 09h55

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Como funciona o Workspace do Trello
Como funciona o Workspace do Trello
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Se você utiliza o Trello para organização pessoal ou profissional, pode ter notado que a plataforma abandonou o formato de times e passou a adotar Workspaces, também chamados de Áreas de Trabalho. Esses novos espaços funcionarão para abrigar todos os quadros criados com a ferramenta, incluindo aqueles voltados para o trabalho individual.

A partir do dia 10 de junho, a plataforma reorganizou todos os quadros das contas e colocou dentro de Workspaces. Com relação a esses quadros, nada mudou: as funções ainda são mantidas e podem ser compartilhados com outros usuários. O que muda, porém, é a forma de acessar e gerenciar esse tipo de conteúdo em um espaço que pode ser individual ou em grupo. Veja, a seguir, o que é e como funciona um Workspace do Trello.

O que é um Workspace?

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Um Workspace (ou Área de Trabalho) é, essencialmente, um espaço colaborativo que agrupa quadros do Trello, com a mesma função da área "Times". Entretanto, a plataforma fez a mudança de nome porque esse recurso não necessariamente precisa ser usado por um grupo, mas também possui funções para o uso individual. Dessa forma, qualquer quadro criado no Trello precisa fazer parte de um Workspace, seja individual ou compartilhado com outras contas.

Para uso individual, por exemplo, é possível criar quadros para diferentes funções, como tarefas diárias, planejamentos, organização, entre outras opções. Ainda que sejam conteúdos de assuntos diferentes, todos são armazenados e encontrados na mesma Área de Trabalho.

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No uso em grupo, todos os colaboradores possuem as mesmas funções administrativas — para promover apenas algumas contas à função de administrador, é necessário adquirir o serviço pago Business Class. Esses Workspaces podem ser utilizados para organização no ambiente de trabalho, faculdade ou qualquer outro encontro em grupo. Qualquer integrante pode criar e gerenciar os quadros da plataforma.

Como funciona um Workspace do Trello

Uma Área de Trabalho do Trello possui cinco abas principais: "Quadros", "Tabela da Área de Trabalho", "Membros", "Configurações" e "Business Class". Para criar um Workspace, basta abrir a ferramenta e selecionar a opção no menu da lateral esquerda. Na aba "Quadros", é possível visualizar todas as telas já criadas e adicionar novos elementos a partir de modelos personalizáveis. A versão gratuita de uma Área de Trabalho permite até 10 quadros.

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A função de tabelas organiza todos os quadros em um formato de tabela, facilitando a organização, mas é limitada ao plano Business Class. A área "Membros" permite visualizar todas as pessoas participantes do grupo e convidar novas contas, sem limite máximo. Em "Configurações, é possível fazer ajustes como a visibilidade da Área de Trabalho, conectar com serviços externos como o Slack ou excluir o espaço.

Por fim, "Business Class" é o nome dado ao serviço pago do Trello, voltado para grandes equipes. O Business Class não possui limite de quadros por Área de Trabalho, aumenta as opções de Power-Ups (recursos de aplicativos externos que podem ser utilizados na plataforma), automatiza processos e limita as funções administrativas de um grupo. Novos usuários possuem acesso a um teste gratuito de 14 dias do serviço. A assinatura é cobrada por usuário e custa US$ 10 mensais no plano anual e US$ 12 no plano mensal.

O que achou desse espaço no Trello? Comente!

Fonte: Trello (1, 2, 3)