Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Duolingo Math | Como funciona o app para aprender matemática

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Agosto de 2022 às 18h15

Link copiado!

Divulgação/Duolingo
Divulgação/Duolingo

Destinado ao ensino da matemática, o Duolingo Match foi uma das maiores surpresas de 2022 e muita gente está na dúvida de como o programa funcionará. Sim, ele será inspirado na metodologia do Duolingo de idiomas, mas como aplicar o consagrado formato para algo tão diferente quanto cálculos, fórmulas e formas?

O que é Duolingo Math?

Duolingo Math é a versão do Duolingo dedicada ao ensino de matemática. Um dos mais tradicionais aplicativos para aprendizado de novos idiomas, o Duolingo aproveitou sua experiência e sua extensa base de usuários para emplacar uma novidade em outro importante campo do conhecimento. 

Continua após a publicidade

A ideia é que o Duolingo Math opere aos mesmos moldes da versão tradicional, com desafios animados, nivelamento, troféus e tudo aquio que consagrou o Duolingo.

Como funciona o aplicativo?

Em um primeiro momento, o Duolingo Matemática apresentará conceitos e exercícios básicos, voltados para os mais jovens. Conforme a ampliação da base de usuários, o programa deve trazer coisas mais avançadas.

O visual replica com fidelidade a aparência Duolingo idiomas. Você terá o "caminho do aprendizado", uma espécie de progressão vertical, no qual deverá superar os desafios para avançar, somando experiência e pontos no modelo gamificado.

Continua após a publicidade

Uma campainha toca quando a resposta for acertada, seguida da comemoração da corujinha e do usuário. Se errar, a tela deve ficar vermelha e você precisará refazer o exercício em algum momento mais à frente.

O programa deve contar com as populares ofensivas, que funcionam como um bônus para os alunos aplicados que estudam diariamente. Quem deixa o ensino de lado perde essa vantagem e acaba não conseguindo progredir tão rapidamente nos desafios.

Quais conteúdos vão aparecer no Duolingo Math?

Continua após a publicidade

Os tópicos iniciais são focados em somas, substrações, multiplicação, divisão, frações, cálculo de área, perímetro, ângulos e contagem de tempo. Sai de campo as aulas massantes no quadro negro, entra no jogo um sistema de aprendizado que usará imagens, associações, repetições e conceitos lúdicos.

As aulas serão rápidas, criadas para serem resolvidas em até dois minutos, no intuito de manter a pegada móvel do aprendizado. Treinar aprendizado no celular é diferente de estar sentado em frente a um computador. No mobile, você precisará interromper a aula para entrar no ônibus, para conversar com um atendente no banco ou para atender a uma ligação.

Uma coisa que os primeiros analistas do Duolingo Math já notaram é a diferença entre exercícios. Você jamais se deparará com duas atividades idênticas, já que o sistema trará métodos distintos de cobrar um conteúdo específico. Nos idiomas, o usuário escuta, repete, digita, soletra e traduz os termos aprendidos, o que não deve mudar por aqui — ressalvadas as devidas características de cada ciência, é claro.

Continua após a publicidade

Você somará vários números e depois precisará combinar o resultado com blocos visuais. Será convidado a analisar o resultado de uma soma e adaptar esse número para uma representação em termos fracionais. Feito isso, poderá ser convidado comparar números da tabuada para descobrir qual está faltando. Parece difícil quando está escrito, mas na prática tudo deve ser interconectado para o seu aprendizado evoluir.

Perguntas e respostas matemáticas

Pelo que já se viu, alguns problemas matemáticos devem surgir de tempos em tempos para a solução. Você precisará digitar a resposta em uma caixa de texto, logo tanto faz escrever o algarismo 4 quanto digitar o número quatro por extenso. Além disso, há momentos nos quais o usuário precisará desenhar na tela, por isso o app conta com um sistema de conversão de imagem em conceitos matemáticos.

Continua após a publicidade

A maior dificuldade do projeto, segundo a engenheira de software líder do projeto, Sammi Siegel, é transpor os conceitos para o formato conhecido. “Temos todas essas mecânicas diferentes para manter as pessoas engajadas. Queríamos usar tudo o que aprendemos com o ensino de idiomas e aplicá-lo a outro assunto”, disse Siegel ao site The Verge.

Isso porque não basta apenas jogar cálculos e pedir a resposta, caso contrário ninguém se dedicaria, mas guiar o usuário a aprender e calcular de modo mais atraente. Um dos recursos mais usados para a solução dos problemas, que estará no Duo Math, é trazê-los para coisas do dia a dia, como para calcular a gorjeta de um garçom ou a taxa incidente sobre o preço de um produto.

Quando chega o Duolingo Math?

O programa deve ser gratuito, assim como o seu irmão mais velho de idiomas. Quem quiser, poderá fazer a aquisição de uma versão Plus que trará benefícios para os estudantes, como maior ganho de XP, proteção de ofensiva e remoção das propagandas. O Duolingo disse que esta fase inicial será para atrair as pessoas, então a monetização deve ficar de lado por algum tempo.

Continua após a publicidade

Resta saber se o Duolingo Math conseguirá honrar com a promessa de entregar um aprendizado divertido, em um formato que as pessoas se sintam motivadas a retornar. Por enquanto, é voltado para as crianças, mas tem potencial para ser um grande aliado de adultos, seja porque não tiveram chance de estudar, seja para praticar alguns conceitos esquecidos.

Neste momento, o aplicativo está disponível apenas para iPhone (iOS).