Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona a contagem de streaming no Spotify

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 10 de Junho de 2022 às 07h00

Link copiado!

(Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)
(Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)
Tudo sobre Spotify

Se você é um artista musical ou produtor de podcasts, é possível que tenha dúvidas sobre como funciona a contagem de streaming no Spotify. Afinal de contas, cada plataforma possui suas regras e, nesse caso, não seria diferente.

Além disso, é a partir das interações com o conteúdo que o serviço impulsiona a conta de um artista ou não. Essa métrica também é importante para o pagamento dos criadores. Portanto, é necessário que esse processo seja claro e tenha parâmetros pré-estabelecidos.

Essas informações, felizmente, são públicas. Em sua página oficial, o Spotify explica os detalhes da contagem:

Continua após a publicidade
  • Música ouvida: é contada quando um usuário ouve a faixa por 30 segundos ou mais;
  • Número de streamings no lançamento: todos os conteúdos desde o lançamento são contados. Se uma música aparecer em múltiplos lançamentos, ela será contabilizada em cada um;
  • Músicas baixadas: os streamings são contabilizados somente quando o ouvinte se conecta à Internet (o que deve ocorrer uma vez a cada 30 dias).

É importante destacar que o número total de streamings no Spotify inclui não apenas as músicas em que o artista aparece como principal. Quando houver participações ou algum remix e a conta for devidamente vinculada ao conteúdo, as interações também entrarão na conta.

Se você desembocou nessa matéria, provavelmente já é criador da plataforma ou pretende utilizá-la para divulgar o seu podcast ou as suas músicas. Nesse caso, é interessante que você também saiba quanto o Spotify paga aos artistas.