Como fazer devolução de produto na Shopee
Por Rodrigo Folter • Editado por Bruno Salutes |
Se você se arrependeu de uma compra, pode fazer devolução na Shopee, diretamente pelo aplicativo. Qualquer tipo de produto pode ser devolvido e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comprador pode realizar o pedido em até sete dias, a partir do recebimento.
O usuário, no entanto, precisa se atentar a algumas condições e tomar alguns cuidados. Por exemplo: itens de banho, maquiagem usada e produtos perecíveis não podem ser devolvidos. Confira abaixo como se preparar para pedir o reembolso pela loja virtual e o que fazer.
Condições para devolução de produto na Shopee
Confira abaixo a lista de critérios que permitem fazer a devolução na Shopee:
- Produto incompleto;
- Produto que sofreu qualquer tipo de dano durante o processo de entrega;
- Produto com tamanho ou cor diferente do solicitado;
- Produto não funciona da maneira correta;
- Produto apresentou defeitos no prazo de 30 dias a partir do recebimento;
- Desistiu da compra no prazo de sete dias após o recebimento.
Como devolver produto na Shopee
Se o motivo do pedido se encaixa nos critérios, é possível realizar a solicitação de devolução e reembolso na Shopee (Android | iOS), confira abaixo o passo a passo.
- Na página inicial, toque em "Eu" no canto direito inferior;
- Em "Minhas compras" é só clicarem no pedido recebido que desejam devolver;
- Toque no produto para entrar em "Detalhes de reembolso";
- Insira todas as informações necessárias e confirme as demais apresentadas em tela;
- No fim da tela, toque em "Selecionar entregador";
- Selecione a "Opção de envio" e você receberá um código de devolução;
- Vá até à agência dos Correios mais próximo e informe o código na hora da devolução.
É nessa mesma seção no aplicativo que você pode acompanhar as solicitações de reembolso e poderá entrar em contato caso tenha alguma dúvida. O reembolso é feito conforme a preferência do consumidor. Pode ser no cartão de crédito, se for de sua preferência.
O pedido da devolução pode ser contestado pelo vendedor, nesse caso, ambos os lados precisarão apresentar provas de que o produto estava, ou não danificado, faltando, etc. para a própria Shopee.