Como fazer devolução de produto na Shopee
Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 01 de Junho de 2022 às 18h00
Se você se arrependeu de uma compra, pode fazer devolução na Shopee, diretamente pelo aplicativo. Qualquer tipo de produto pode ser devolvido e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comprador pode realizar o pedido em até sete dias, a partir do recebimento.
O usuário, no entanto, precisa se atentar a algumas condições e tomar alguns cuidados. Por exemplo: itens de banho, maquiagem usada e produtos perecíveis não podem ser devolvidos. Confira abaixo como se preparar para pedir o reembolso pela loja virtual e o que fazer.
Condições para devolução de produto na Shopee
Confira abaixo a lista de critérios que permitem fazer a devolução na Shopee:
- Produto incompleto;
- Produto que sofreu qualquer tipo de dano durante o processo de entrega;
- Produto com tamanho ou cor diferente do solicitado;
- Produto não funciona da maneira correta;
- Produto apresentou defeitos no prazo de 30 dias a partir do recebimento;
- Desistiu da compra no prazo de sete dias após o recebimento.
Como devolver produto na Shopee
Se o motivo do pedido se encaixa nos critérios, é possível realizar a solicitação de devolução e reembolso na Shopee (Android | iOS), confira abaixo o passo a passo.
- Na página inicial, toque em "Eu" no canto direito inferior;
- Em "Minhas compras" é só clicarem no pedido recebido que desejam devolver;
- Toque no produto para entrar em "Detalhes de reembolso";
- Insira todas as informações necessárias e confirme as demais apresentadas em tela;
- No fim da tela, toque em "Selecionar entregador";
- Selecione a "Opção de envio" e você receberá um código de devolução;
- Vá até à agência dos Correios mais próximo e informe o código na hora da devolução.
É nessa mesma seção no aplicativo que você pode acompanhar as solicitações de reembolso e poderá entrar em contato caso tenha alguma dúvida. O reembolso é feito conforme a preferência do consumidor. Pode ser no cartão de crédito, se for de sua preferência.
O pedido da devolução pode ser contestado pelo vendedor, nesse caso, ambos os lados precisarão apresentar provas de que o produto estava, ou não danificado, faltando, etc. para a própria Shopee.