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Como fazer devolução de produto na Shopee

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André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Caso o produto chegue ou defeito ou você simplesmente mudou de ideia com relação à compra, é possível devolver o produto na Shopee e receber o dinheiro de volta. Para isso, a plataforma lista algumas regras para a devolução e exige entrar em contato com o vendedor.

O Canaltech tira as principais dúvidas sobre o processo, incuindo:

  • Como devolver um produto na Shopee no celular e no PC
  • Condições para a devolução
  • Como usar a devolução dos Correios
  • Como cancelar compra na Shopee
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Como devolver um produto na Shopee

Para devolver, é necessário entrar em contato com o vendedor e combinar os termos para enviar o produto de volta. Com o pedido aceito, a plataforma gera um código de envio e o comprador precisa levar o pacote com o item a uma agência dos Correios.

No celular

Siga estes passos:

  1. Abra o app da Shopee;
  2. Selecione “Eu”;
  3. Acesse “Minhas compras”;
  4. Escolha o pedido e abra os detalhes;
  5. Pressione “Pedir reembolso”;
  6. Preencha as informações solicitadas;
  7. Use o chat com o vendedor para conversar sobre a devolução.

A decisão final sobre o pedido é enviada em até cinco dias úteis pela Shopee.

No computador

Siga estas etapas:

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  1. Acesse o site da Shopee (hopee.com.br);
  2. Passe o mouse sobre o perfil e selecione “Minhas compras”;
  3. Escolha o pedido;
  4. Selecione “Pedir reembolso”;
  5. Insira as informações solicitadas;
  6. Caso seja necessário, converse com o vendedor no chat para informar mais detalhes.

Condições para a devolução

O produto só pode ser devolvido ao seguir as seguintes condições:

  • O produto veio incompleto;
  • O produto sofreu algum tipo de dano durante a entrega;
  • O item está com tamanho ou cor diferente do solicitado;
  • A compra mostra defeito em até 30 dias após o recebimento;
  • O item está danificado;
  • O produto não contém indícios de uso ou desgaste;
  • O cliente mudou de ideia em até sete dias após o recebimento.
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Além disso, é necessário enviar algumas evidências por fotos que comprovem o defeito ou o motivo da devolução.

Como usar a devolução dos Correios

Após a aprovação do pedido, é necessário prepará-lo para a devolução nos Correios ou numa Agência Shopee registrada:

  1. Anote o código de devolução informado no app ou por e-mail;
  2. Embale todo o produto, incluindo embalagens e possíveis acessórios ou brindes, com a proteção adequada;
  3. Leve a caixa até uma agência dos Correios e informe o código para a devolução;
  4. Fique com o recibo do envio para ser usado em caso de qualquer problema no processo.
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Quando a encomenda chega ao destino, o vendedor ou a plataforma avaliam o estado do pacote e a Shopee processa o reembolso depois disso. O tempo de inspeção pode levar até três dias.

É importante reforçar que existe um prazo de sete dias após a emissão do código para despachar o produto.

Como cancelar compra na Shopee

As compras na Shopee podem ser canceladas antes do envio do produtoconfira o passo a passo aqui.

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