Como fazer devolução de produto na Shopee
Por André Lourenti Magalhães | •

Caso o produto chegue ou defeito ou você simplesmente mudou de ideia com relação à compra, é possível devolver o produto na Shopee e receber o dinheiro de volta. Para isso, a plataforma lista algumas regras para a devolução e exige entrar em contato com o vendedor.
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O Canaltech tira as principais dúvidas sobre o processo, incuindo:
- Como devolver um produto na Shopee no celular e no PC
- Condições para a devolução
- Como usar a devolução dos Correios
- Como cancelar compra na Shopee
Como devolver um produto na Shopee
Para devolver, é necessário entrar em contato com o vendedor e combinar os termos para enviar o produto de volta. Com o pedido aceito, a plataforma gera um código de envio e o comprador precisa levar o pacote com o item a uma agência dos Correios.
No celular
Siga estes passos:
- Abra o app da Shopee;
- Selecione “Eu”;
- Acesse “Minhas compras”;
- Escolha o pedido e abra os detalhes;
- Pressione “Pedir reembolso”;
- Preencha as informações solicitadas;
- Use o chat com o vendedor para conversar sobre a devolução.
A decisão final sobre o pedido é enviada em até cinco dias úteis pela Shopee.
No computador
Siga estas etapas:
- Acesse o site da Shopee (hopee.com.br);
- Passe o mouse sobre o perfil e selecione “Minhas compras”;
- Escolha o pedido;
- Selecione “Pedir reembolso”;
- Insira as informações solicitadas;
- Caso seja necessário, converse com o vendedor no chat para informar mais detalhes.
Condições para a devolução
O produto só pode ser devolvido ao seguir as seguintes condições:
- O produto veio incompleto;
- O produto sofreu algum tipo de dano durante a entrega;
- O item está com tamanho ou cor diferente do solicitado;
- A compra mostra defeito em até 30 dias após o recebimento;
- O item está danificado;
- O produto não contém indícios de uso ou desgaste;
- O cliente mudou de ideia em até sete dias após o recebimento.
Além disso, é necessário enviar algumas evidências por fotos que comprovem o defeito ou o motivo da devolução.
Como usar a devolução dos Correios
Após a aprovação do pedido, é necessário prepará-lo para a devolução nos Correios ou numa Agência Shopee registrada:
- Anote o código de devolução informado no app ou por e-mail;
- Embale todo o produto, incluindo embalagens e possíveis acessórios ou brindes, com a proteção adequada;
- Leve a caixa até uma agência dos Correios e informe o código para a devolução;
- Fique com o recibo do envio para ser usado em caso de qualquer problema no processo.
Quando a encomenda chega ao destino, o vendedor ou a plataforma avaliam o estado do pacote e a Shopee processa o reembolso depois disso. O tempo de inspeção pode levar até três dias.
É importante reforçar que existe um prazo de sete dias após a emissão do código para despachar o produto.
Como cancelar compra na Shopee
As compras na Shopee podem ser canceladas antes do envio do produto — confira o passo a passo aqui.
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