Publicidade

Como enviar a sua localização atual pelo Google Maps

Por| Editado por Bruno Salutes | 21 de Julho de 2022 às 20h00

Link copiado!

Imagem: Brett Jordan/Pexels
Imagem: Brett Jordan/Pexels

É possível enviar a localização atual para os seus contatos através do Google Maps. O recurso, embora seja muito útil e intuitivo, é desconhecido por muitos usuários. Essa é uma funcionalidade comum entre aplicativos de corrida, por exemplo, mas não está limitada a eles.

Para utilizar a função, é preciso que o usuário tenha o Google Maps instalado em seu celular. Ainda que seja possível compartilhar locais através da versão para Web, não há como fazê-lo de forma simultânea. Aliás, o recurso funciona ainda que o Histórico de localização esteja desativado.

Ao enviar a sua localização atual, serão compartilhados seu nome e foto cadastrados na conta, onde você esteve, com qual transporte você está viajando (de carro ou a pé), dados sobre o seu celular (como a energia da bateria), bem como seus lugares cadastrados (como o endereço da sua casa e do trabalho).

Continua após a publicidade

1. Com o Google Maps (Android l iOS) aberto, clique no ícone de perfil à direita do campo de busca. Em seguida, toque no comando “Compartilhar local”;

2. No final da próxima tela, selecione o comando novamente. Com essa ação, você poderá selecionar os contatos e aplicativos na barra que será exibida ou utilizar um link rápido. Nessa aba, também é possível escolher o tempo de compartilhamento.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Para interromper o processo e impedir que as pessoas continuem vendo onde você está, refaça o caminho da primeira etapa. E, na seção “Compartilhar por link”, selecione o comando “Parar”.

Há também como enviar um local específico pelo Google Maps. Nesse caso, basta que você busque um local no mapa e, abaixo do endereço, deslize as opções para a esquerda. Clique no comando “Compartilhar” e, em seguida, envie a informação para os contatos que desejar.