Como conseguir apps pagos de graça para Android e iOS

Por Felipe Junqueira | 02 de Abril de 2020 às 19h00
Felipe Junqueira/Canaltech

Não importa se o seu smartphone é um Android ou iOS, é possível obter, gratuitamente e de maneira legal, aplicativos que são geralmente pagos. Tanto a Play Store quando a App Store costumam liberar o pagamento de um ou mais apps ocasionalmente, sendo que todo dia tem alguma ferramenta para você instalar sem custos em seu celular.

No Android, por exemplo, você pode usar aplicativos para ver a lista de outras aplicações que estão gratuitas no momento, ou pode também acumular créditos na Play Store ao responder por pesquisas no Google Rewards.

Já no iOS, é possível utilizar também um aplicativo que tem a lista daqueles que ficaram sem custos por um breve período de tempo, ou um site que faz basicamente a mesma coisa.

Veja cada opção detalhadamente abaixo:

Google Opinion Rewards (Android)

Para participar de pesquisas com recompensas do Google, basta instalar o app Rewards e fazer um breve cadastro. Ocasionalmente, uma notificação vai te avisar que há pesquisa disponível. É só responder para ganhar alguns centavos por vez. Dá para acumular um bom dinheiro para usar na compra de aplicativos na Play Store depois.

Saiba mais sobre o Google Opinion Rewards nesta matéria completa do Canaltech. Você Também pode baixar o app direto na Play Store.

FreeAppsNow (Android)

Se você não quer ter o trabalho de ficar respondendo pesquisas para juntar créditos aos poucos, pode baixar o aplicativo FreeAppsNow. Ele lista todos os apps que costumam ser pagos e estão temporariamente gratuitos de maneira fácil e organizada. É possível listar apenas os mais recentes, mais baixados ou pelo preço, para saber quanto você está economizando.

É possível fazer o download direto pelo FreeAppsNow, que redireciona você rapidamente para a Play Store. Lembrando que, ao baixar qualquer aplicativo, ele é seu para sempre! Se trocar de celular ou desinstalar e quiser baixar de novo posteriormente, não precisa pagar (desde que utilize a mesma conta na qual fez o download gratuitamente).

AppsFree (Android)

Caption

Outro aplicativo com funcionamento bastante semelhante ao FreeAppsNow. O AppsFree oferece filtros personalizados na busca, o que pode facilitar bastante a encontrar aquele jogo ou a ferramenta que você precisa.

A lista é atualizada constantemente e inclui ainda papéis de parede e temas. É possível habilitar notificações para saber que tipo de app geralmente pago ficou gratuito recentemente.

FreeApp (Android)

A terceira opção, também baixável na Play Store, tem uma vantagem para os outros dois: você pode vincular sua conta Google diretamente no FreeApp, e ele analisa seu histórico e biblioteca para fazer recomendações personalizadas.

Isso pode ajudar a encontrar um novo jogo que tenha mais o seu estilo, ou um app que usa bastante e tem uma versão paga, permitindo o download no momento em que ela ficar gratuita temporariamente.

Apps Gone Free (iOS)

Também existe um aplicativo para usuários de iPhone e iPad que mostra quais aplicações e jogos geralmente pagos ficaram gratuitos por tempo limitado. O Apps Gone Free, agora chamado oficialmente de AppAdvice Daily, lista tudo que está na App Store e pode ser instalado sem custo naquele dia, com uma curadoria personalizada para cada usuário. A lista é atualizada diariamente, e dá para acessar os apps do dia anterior para checar se algum ainda está em oferta.

O app mostra o preço normalmente cobrado, para você saber que está realmente economizando e não baixando algo que já é gratuito e poderia instalar a qualquer momento. Também dá para acessar notícias e dicas direto na aplicação.

AppShopper (iOS)

Caption

Uma opção que talvez seja mais interessante é o site AppShopper. Ele lista todos os apps geralmente pagos e que estão gratuitos na loja oficial da Apple, sem restrição por data. Se um aplicativo volta a ter o download cobrado, é simplesmente removido da plataforma.

A lista inclui descrição de cada app e o preço geralmente cobrado por ele. Ao clicar no link, você é redirecionado para a página da App Store para fazer o download.

E aí, gostou das dicas? Qual delas pretende testar primeiro? Conta pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.